O 2019 dos times nordestinos na Série A

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2019 teve entre seus participantes quatro times nordestinos: Ceará, CSA, Bahia e Fortaleza. Desses quatro, o Fortaleza e o CSA conseguiram o acesso em 2018.

O ano foi diferente para esses quatro times. O Ceará, por exemplo, ainda decidirá sua permanência na última rodada, enfrentando o Botafogo no Rio de Janeiro.

O vovô passou dez rodadas sem conseguir uma vitória sequer, o que acarretou estar na parte de baixo da tabela, mas, quem explica o Campeonato Brasileiro?! O time alvinegro pode escapar do rebaixamento com poucos pontos. E, pra isso, basta um simples empate.

Diferentemente do seu conterrâneo, o Fortaleza fez uma temporada para torcedor tricolor nenhum ficar triste. Com Rogério Ceni e companhia, o Leão conseguiu a permanência na elite do futebol, com algumas rodadas de antecedência, tem a melhor média de público entre os times do Nordeste, e conseguiu a vaga inédita para a Copa Sul-Americana.

Já o time alagoano, após o acesso à série A, não fez um bom proveito em 2019. Na reta final do campeonato o azulão foi buscar alguma forma de reagir e fez bons jogos contra grandes equipes, mas, os 3 pontos pareciam difíceis de chegar.

Com esses resultados, o CSA está praticamente rebaixado, já que, em caso de vitória na última rodada, ainda precisará ficar um saldo superior a 20 gols do Ceará.

O Bahia, por sua vez, fez um ótimo primeiro turno, o que já era de se esperar. Uma combinação forte entre time – torcida na Fonte nova, fez com que o tricolor fizesse uma boa campanha.

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Mas, no returno, as coisas complicaram um pouco. Bem menos vitórias, o fator casa já não era um grande trunfo do esquadrão.

Dos quatro times que participaram desta edição do Brasileirão, o CSA é o único que pode voltar para a segunda divisão, levando em conta que o alvinegro cearense depende apenas de si mesmo para conquistar sua permanência.

Se conseguir, a série A de 2020 terá em disputa novamente quatro times do Nordeste. Ceará, Fortaleza, Bahia e o Sport, que garantiu o acesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s