A Série A do Campeonato Brasileiro de 2019 teve entre seus participantes quatro times nordestinos: Ceará, CSA, Bahia e Fortaleza. Desses quatro, o Fortaleza e o CSA conseguiram o acesso em 2018.
O ano foi diferente para esses quatro times. O Ceará, por exemplo, ainda decidirá sua permanência na última rodada, enfrentando o Botafogo no Rio de Janeiro.
O vovô passou dez rodadas sem conseguir uma vitória sequer, o que acarretou estar na parte de baixo da tabela, mas, quem explica o Campeonato Brasileiro?! O time alvinegro pode escapar do rebaixamento com poucos pontos. E, pra isso, basta um simples empate.
Diferentemente do seu conterrâneo, o Fortaleza fez uma temporada para torcedor tricolor nenhum ficar triste. Com Rogério Ceni e companhia, o Leão conseguiu a permanência na elite do futebol, com algumas rodadas de antecedência, tem a melhor média de público entre os times do Nordeste, e conseguiu a vaga inédita para a Copa Sul-Americana.
Já o time alagoano, após o acesso à série A, não fez um bom proveito em 2019. Na reta final do campeonato o azulão foi buscar alguma forma de reagir e fez bons jogos contra grandes equipes, mas, os 3 pontos pareciam difíceis de chegar.
Com esses resultados, o CSA está praticamente rebaixado, já que, em caso de vitória na última rodada, ainda precisará ficar um saldo superior a 20 gols do Ceará.
O Bahia, por sua vez, fez um ótimo primeiro turno, o que já era de se esperar. Uma combinação forte entre time – torcida na Fonte nova, fez com que o tricolor fizesse uma boa campanha.

Mas, no returno, as coisas complicaram um pouco. Bem menos vitórias, o fator casa já não era um grande trunfo do esquadrão.
Dos quatro times que participaram desta edição do Brasileirão, o CSA é o único que pode voltar para a segunda divisão, levando em conta que o alvinegro cearense depende apenas de si mesmo para conquistar sua permanência.
Se conseguir, a série A de 2020 terá em disputa novamente quatro times do Nordeste. Ceará, Fortaleza, Bahia e o Sport, que garantiu o acesso.