Acontecimento inédito na Copa Libertadores da América

Em 2020 acontecerá a 61ª edição da Copa Libertadores da América, competição que é realizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Participam clubes das dez associações sul-americanas, sendo divididas entre o Campeão da Copa CONMEBOL Libertadores da América de 2019, Campeão da Copa CONMEBOL Sul-Americana de 2019, sete vagas para o Brasil, seis para Argentina, e quatro para outras associações.

Pela primeira vez na história da competição, as quatro grandes equipes paulistas participarão juntos de uma edição. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos garantiram suas vagas para a Libertadores da América de 2020. A última equipe a se garantir no principal torneio do continente foi o Corinthians, após vitória sobre o Ceará na noite da última quarta-feira (4), pela 37° rodada do Campeonato Brasileiro.

Dentre as equipes paulistas, o São Paulo participou de 19 edições conquistando três títulos, sendo o brasileiro com mais finais de Libertadores: seis, sendo campeão em 1992, 1993 e 2005, três anos em que também conquistou o Mundial. O Palmeiras, tradicional participante da Libertadores, foi campeão em 1999 e tem três vices em 1961, 1968 e 2000 em 19 participações.

O Santos em 14 participações é, junto com São Paulo e Grêmio, o clube que mais vezes conquistou a Libertadores. Foi campeão três vezes: em 1962, 1963 e 2011. Também foi vice em 2003. O título mais recente é o do Corinthians, em 2012, foi a primeira e única decisão da equipe nas 14 participações no torneio.

Foto: Reprodução/Globoesporte.com

Nessa edição o Brasil terá 8 representantes, tendo em vista que o Flamengo foi Campeão Brasileiro e da Libertadores, e o Athletico-PR campeão da Copa do Brasil e em quarto lugar no brasileirão. Os títulos dos rubro-negros disponibilizaram mais duas vagas na tabela. As outras são ocupadas por Corinthians, Grêmio, São Paulo, Santos e Palmeiras e a última vaga está em disputa entre Internacional e Goiás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s