“As mulheres vêm conquistado cada vez mais espaço em lugares inimagináveis em tempos pretéritos, mas no futebol o cenário é completamente diferente, sobretudo em nosso país. Embora o futebol feminino apresente um imenso potencial, a falta de incentivos a sua prática tem representado um entrave para o desenvolvimento do esporte.”
O trecho anterior, é parte do texto do Projeto de Lei 221/2019, instaurado na última sexta(29) pelo deputado estadual do Mato Grosso, Wilson Santos (PSDB), e que visa o incentivo a pratica do futebol feminino.
O programa estimula a realização de torneios, campeonatos e eventos, além da criação de espaços para que as mulheres possam praticar o esporte. Na proposta da lei, o termo futebol abrange todas as modalidades da prática e inclui o futebol de campo, salão, society e de areia.
Segundo Wilson, o programa tem por finalidade ajudar na superação das dificuldades de inserção das mulheres no futebol. E além disso, com certeza será uma dose de ânimo para as meninas que sonham com uma oportunidade de carreira profissional.
Os incentivos serão desenvolvidos nas escolas estaduais, praças e parques públicos com equipamentos esportivos.
O poder executivo, com intermédio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer, que deveram tomar as medias necessárias para regulamentação da lei.
Independentemente da posição política, é importante saber reconhecer quando um partidário faz algo bom e que trará benefícios para a sociedade. Com certeza este ato político é um grande avanço para a luta diária das atletas e das meninas que estão começando a fazer seu caminho no futebol. É um passo à frente para chegar ao lugar almejado.
