Bragantino, Sport, Coritiba e Atlético-GO retornam à elite do futebol brasileiro

Com Massa Bruta e Leão da Ilha garantidos, Coxa e Dragão conquistam o acesso na última rodada

No último sábado (30), aconteceu a última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com todos os jogos rolando às 16h30, restavam duas vagas da Série A para três equipes, visto que as duas primeiras já estavam preenchidas por Bragantino e Sport. O Coritiba, Atlético-GO e América-MG não viam a hora de voltar para à elite do futebol brasileiro. Para isso, dependiam tanto de si e de quanto de seus adversários.

O Coritiba, que precisava de apenas um empate, venceu o Vitória por 2 a 1 e garantiu a terceira colocação na tabela. Para o Atlético-GO, o empate em 0 a 0 foi suficiente para retornar à Série A, já que o América-MG perdeu para o São Bento, já rebaixado, por 2 a 1.

Campanhas

O Bragantino, campeão da competição, surpreendeu a todos durante o campeonato. Vindo da Série C, o Massa Bruta teve um começo de ano difícil, chegando a um quase rebaixamento no Campeonato Paulista. Em abril, após firmar a parceria com o RB Brasil, a equipe disparou. Se manteve na primeira colocação da tabela desde a sétima rodada, e, terminou o campeonato com 75 pontos, sendo 22 vitórias, 9 empates e 7 derrotas, com 65% de aproveitamento.

É a segunda vez que o Bragantino conquista a Série B. A primeira foi em 1989, e na época, o time era comandado por Vanderlei Luxemburgo.

O Sport se classificou na segunda colocação da tabela. O Leão da Ilha estava em décimo lugar na 15ª rodada, e a partir dessa partida, começou a se manter estável e logo entrou no G4. A equipe de Recife encerrou sua temporada com 68 pontos e 59% de aproveitamento, com 17 vitórias, 17 empates e 4 derrotas.

O Coritiba, terceiro colocado, teve seus altos e baixos na competição. Com 66 pontos, 18 vitórias, 12 empates e 8 derrotas, o Verdão chegou a ser vice-líder da competição por seis rodadas. Após a derrota para o Paraná Clube, o Coxa voltou a vencer, entrou novamente no G4 e encerrou o campeonato com 11 jogos de invencibilidade e 57% de aproveitamento.

A última vaga ficou com a equipe que passou mais de 30 jogos entre os quatro melhores da competição: o Atlético-GO. Com uma campanha estável, com 54% de aproveitamento, o Dragão ficou um ponto acima do quinto colocado da tabela. Com 15 vitórias, 17empates e 6 derrotas, a equipe fecha a lista dos novos times da Série A de 2020.

Quem caiu e quem subiu?

Para a Série B de 2020, as novidades serão: Náutico, Sampaio Corrêa, Juventude e Confiança, que conquistaram o acesso via Série C. Já o Londrina, São Bento, Criciúma e Vila Nova não conquistaram a pontuação necessária para seguir na Série B. Todos, com 39 pontos, caíram para a terceira divisão.

Acesso para a Série A e rebaixamento para a Série B

As quatro equipes que estarão no Brasileirão em 2020 darão suas vagas às equipes rebaixadas neste ano. Avaí e Chapecoense já estão confirmados, enquanto o CSA tem 99% de chances de cair para a segunda divisão. A última vaga está rondando as equipes do Cruzeiro e Ceará.

Foto: Reprodução/Fox Sports

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s