CBF divulga calendário 2020 do futebol feminino com 5 competições

Ao todo, 96 equipes de todas as regiões do país se movimentam em 382 jogos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste mês, com exclusividade, o calendário de 2020 do futebol feminino. Cinco competições nacionais serão disputadas, sendo duas na categoria adulta e três nas categorias de base.

Ao todo, 96 equipes de todas as regiões do país se movimentam em 382 jogos. O calendário conta com as competições oficiais da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da Federação Internacional de Futebol (FIFA), ou seja, todas as categorias terão tempo necessário para preparação dos jogos.

No Campeonato Brasileiro, a Série A1, considerada elite do futebol contará com 16 equipes participantes: a campeã Ferroviária, os quatro clubes que conquistaram vaga para acesso a A1, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio, além dos já participantes São José, Vitória, Audax, Iranduba, Minas Brasília-ICESP, Ponte Preta, Corinthians, Santos, Avaí, Flamengo e Internacional.

O formato será em turno único. Todos os times se enfrentam e avançam para a 2a etapa os oito primeiros colocados que jogam em sistema eliminatório, de “mata-mata”, com jogos ida e volta até chegar a grande final. Serão 134 jogos com início no dia nove de fevereiro e término no dia 13 de setembro com pausa para os Jogos Olímpicos de Tóquio que acontecem entre 31 de maio e 23 de agosto.

A Série A2, considerada “Série B” do futebol feminino vai manter o formato democrático. De acordo com a CBF, os 36 clubes participantes vem de todos os estados brasileiros. Os quatro primeiros colocados participam da Série A1 em 2021.

O formado da Série A2 também será em turno único. Seis grupos com seis clubes cada se enfrentam dentro dos conjuntos. Avançam para a 2a fase os 16 melhores colocados dos 36 totais, ou seja, os dois primeiros colocados de cada grupo mais os quatro melhores terceiros lugares que também jogam em sistema de “mata-mata” se enfrentam até a final. São 120 jogos que começam no dia 15 de março e vão até o dia cinco de julho.

O calendário completo e todas as informações sobre as categorias de base estão disponíveis no site da CBF.