Jogadores pintam os rostos em combate à violência doméstica contra mulheres

Enquanto os olhos de boa parte do mundo estavam voltados para a final da Libertadores, as rodadas dos campeonatos europeus entravam a todo vapor.

O Tottenham, com o primeiro jogo sobre o comando de Jose Mourinho, venceu o West Ham por 3 a 2. Na Holanda, mesmo após o apito inicial, os jogadores permaneceram no seu lugar em protesto contra o racismo. E, por falar em protesto, o Campeonato Italiano novamente protestou contra a violência doméstica vivida por mulheres.

Dia 25 de novembro é marcado o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher e, como forma de conscientização, jogadores de vários clubes italianos entraram em campo com uma pequena faixa vermelha pintada no rosto.

Por que a faixa vermelha?

De acordo com a ONG italiana WeWorld Onlus, que defende os direitos das crianças e mulheres, o símbolo representa uma alusão da cor do cartão vermelho usado no futebol para combater a violência contra as mulheres.

Esse é o terceiro ano da campanha que se inicia, até mesmo, antes do mês de novembro. Com a hastag #UnRossoAllaViolencia, jogadores da Juventus e do Napoli entraram juntos com o rosto pintado, na temporada em abril do ano passado.

Em 2018, o ex-presidente da Série A italiana, Geatano Micciché citou as proporções do ato na Itália e a contribuição do futebol para o combate: “O fenômeno da violência contra as mulheres está alcançando níveis dramáticos e inaceitáveis. Teremos que nos empenhar para acabar com essa tragédia e o futebol está pronto para dar a sua contribuição”.

Higuaín com a faixa no rosto antes de jogo da Juventus — Foto: REUTERS/Alessandro Garofalo
Foto: REUTERS/Alessandro Garofalo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s