Jogo da segunda divisão holandesa foi suspenso por causa de cantos racistas contra jogador negro
Na última terça feira (19), Wijnaldum marcou o primeiro gol da seleção holandesa na goleada de 5 a 0 sobre a Estônia, logo no início da partida, válido pela última rodada das eliminatórias da Eurocopa 2020.
Momentos antes do jogo começar, Wijnaldum publicou em seu Twitter oficial uma foto com todo o elenco da Holanda unido em uma roda, com os braços erguidos lado a lado e os dizeres: “Basta é basta #PareRacismo”.

Na comemoração do seu gol, Wijnaldum realizou uma manifestação contra o racismo juntamente com o seu companheiro de seleção, Frenkie de Jong.

O motivo dessa manifestação foi porque, nessa mesma semana, o jogador negro Ahmad Mendes Moreira, do Excelsior – time da segunda divisão do campeonato holandês -escutou cantos racistas por parte dos torcedores do time adversário.
A partida precisou ser interrompida pelo árbitro por cerca de dez minutos. Após o jogo reiniciar, Ahmad marcou o segundo gol do Excelsior. A partida entre Den Bosch e Excelsior acabou empatada em 3 a 3 e a federação holandesa de futebol prometeu investigar o incidente.
O jogador holandês Memphis Depay, atualmente no Lyon, também se manifestou e prestou solidariedade a Ahmad, pediu providências contra o caso. “Estou cansado de ver essas imagens de novo e de novo. Quando vai parar? O que faremos, ainda mais com uma Eurocopa vindo aí?”, questionou.
As autoridades, mais uma vez, parecem não estar se importando com o assunto. Entretanto, é de extrema importância que o assunto não morra, afinal, todo caso de racismo deve ser divulgado até que medidas cabíveis sejam tomadas.
Racismo é crime!