Liverpool, City e as surpresas da Premier League

A Premier League 19/20 teve sua 13ª rodada finalizada na data de ontem, 10 de novembro, com nada menos que Liverpool 3 x 1 Manchester City, e um momento até de surpresas no campeonato: Leicester e Sheffield United à frente de tantos times considerados “favoritos”.

Liverpool e City já vêm protagonizando grandes partidas e uma rivalidade única no que diz respeito aos técnicos Jurgen Klopp e Pep Guardiola, e claro, o jogo deste final de semana não seria diferente – e com certeza era a partida mais esperada.

E o que ficou evidente, creio que não só para mim, é o conjunto do Liverpool, o líder do campeonato: é como um jogo de xadrez. Klopp sabe muito bem as peças que possui e principalmente como movimentá-las para combater o City de Guardiola. E se estas “peças” estão em dia de inspiração então, não há como dizer que os Reds não são superiores. Na minha visão, o conjunto do Liverpool e seu sucesso diz muito sobre a permanência das peças que jogam há algum tempo no mesmo espaço e na mesma visão de jogo. Sem falar seus laterais, que são sim os melhores do mundo, e que orquestram o time tanto quanto seu maestro e seus meias, Wijnaldum e Fabinho que vêm numa crescente de qualidade e consistencia.

Já o City, com algumas peças novas e alguns desfalques, não conseguiu parar o contra ataque fulminante dos Reds e nem a visão do jogo de xadrez de Klopp. E olha que Guardiola ama xadrez…

E após a vitória do Liverpool, o foco de conversas nas redes sociais e toda mídia – e dos times, claro – era sobre os primeiros quatro colocados na tabela:

  1. Liverpool, com 34 pontos
  2. Leicester City, com 26 pontos (21 no saldo de gols, o que o coloca à frente do Chelsea)
  3. Chelsea, com 26 pontos
  4. Manchester City, com 25 pontos

E a primeira pergunta: Leicester à frente? Sim! E com um trabalho do técnico Brendan Rodgers tão consistente quanto do Cláudio Ranieri que conquistou o título na temporada 15/16. Consistência que ficou evidente no jogo deste final de semana em que os Foxes derrotaram o Arsenal por 2×0 com um brilhante segundo tempo de jogo. E se você me perguntar, onde está o Arsenal na tabela? Está em 6º lugar, com 17 pontos!

Mas sabe quem está a frente dos Gunners? O Sheffield United, que está em 5º lugar também com 17 pontos mas com saldo maior de gols. E então a gente começa a fazer a segunda pergunta: como assim? O time recém subiu para a primeira divisão! Pois então. E estão a todo vapor! Claro, com a pontuação muito atrás dos quatro primeiros colocados, mas com um trabalho que vem sendo consolidado no grupo e com uma campanha impressionante. Tá certo que os Blades empataram em 1×1 com o Tottenham neste final de semana, mas ainda assim podemos entender que foi um ponto conquistado, já que foi fora de casa.

E quer saber do Tottenham? Está em 14º na Tabela e não vence na Premier League há 5 rodadas. E esta seria outra surpresa já que falamos do vicecampeão da Champions League 18/19 e de todas suas estrelas no time como Kanne, Son, etc.

Se falarmos de Chelsea, terceiro colocado na tabela, também é uma equipe que ok, sempre está nas favoritas, mas talvez não estaria neste momento entre os quatro primeiros, muito devido ao que foi a temporada passada, à perda de alguns importantes nomes e principalmente ao inicio com altos e baixos. Mas a chegada de seu ídolo – e agora técnico – Frank Lampard, parace ter renovado os ares e os pulmões dos Blues. Lampard deu novo fôlego ao time que computou seis vitórias consecutivas na Premier League. Pulisic e Tammy Abraham, inclusive, andam incomodando as defesas adversárias.

Claro que ainda são apenas 13 rodadas de 38, e sabemos que há muita água para rolar ainda. Porém, este quadro atual com estas surpresas – boas ou não – nos mostra que o campeonato deste ano será de muita emoção e muita disputa entre “grandes” e “pequenos”. Muito além do jogo de xadrez entre Liverpool e City.

Foto: Reprodução/Liverpool

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s