A Libertadores Feminina de 2019 contará com uma final brasileira entre Corinthians e Ferroviária.
A competição começou com algumas turbulências fora de campo. O cenário de rivalidade entre as equipes e torcedores, dessa vez foi substituído por protestos políticos ao governo do Equador, que não teve relação ao futebol.
Nos nos últimos dias houve um acordo entre manifestantes e o governo equatoriano que acalmou os ânimos na região. O presidente Lenín Moreno aceitou as reivindicações e, com isso, os protestos programados para acontecer foram cancelados, dando assim continuidade a competição após comunicado oficial da Conmebol.
Ferroviária e Corinthians foram campeãs da Libertadores em 2015 e 2017, respectivamente. As equipes do Brasil contam com ótimo retrospecto dentro da competição, em 10 edições do torneio, as brasileiras ergueram a taça sete vezes: Santos em 2009 e 2010, São José em 2011, 2013 e 2014. O Colo-Colo foi campeão em 2012, o Limpeño em 2016 e o Atlético Hulia na edição do ano passado, quando as colombianas seguraram um empate contra o Santos e venceram nos pênaltis.
A final será na próxima segunda-feira (28), as 21:30 horário de Brasília, no estádio Olímpico de Atahualpa, no Equador, sede do campeonato. A partida será transmitida ao vivo e com exclusividade pelo DAZN.
