Conheça o Vilão City, time de futsal comandado por uma mulher

Há 5 anos, nascia o time de futsal Vilão City, na capital paulista. Poderia ser apenas mais uma história de um time formado pra jogar bola em uma quadra, mas não. A diferença já começa quando quem comanda o time é uma mulher.

Talvez você não conheça muitos times comandados por mulheres no Brasil e nem fora dele, mas Andrea de Souza, 41, que sempre foi apaixonada por futsal, veio mostrar sua força de vontade nesse mundo ainda tão machista.

Foto: Arquivo Pessoal

Cansada de ver vários rapazes serem ofendidos pelos vizinhos por conta do barulho, de ver os garotos jogando no meio de uma praça e perdendo a bola em algum lance, Andrea correu atrás de montar uma liga.

Fez o cadastro, reconheceu firma, foi atrás dos uniformes e muito mais. Andrea conseguiu montar um time praticamente do 0. Conseguiu marcar os primeiros jogos dos meninos e, pra infelicidade de todos, o Vilão levou uma grande goleada do adversário. Acha que Andrea se deixou abater com isso? Jamais!

Foto: arquivo pessoal

Mesmo tirando dinheiro do próprio bolso pra investir nos garotos ela seguiu. Mesmo na saída da quadra quando ouviu que “é melhor desistir”, ela não parou. Mesmo quando ouviu de pessoas próximas que “isso não é coisa de mulher” ela continuou. Hoje, ela conta que esse time é o seu orgulho.

“Muitos deles cresceram comigo, aprenderam ter responsabilidade, a aceitar o outro. Essas noções de cidadania. Te confesso que dá um orgulho de vê-los conquistando suas coisas com honestidade”, ressalta Andrea.

Infelizmente, estamos em uma sociedade ainda machista. Onde dentro do mundo da bola, o número de homens é muito superior aos das mulheres. Imagina pra quem treina um time!

“Sofri e sofro muito preconceito, já fui ofendida, ameaçada, mas nunca baixei a cabeça. Hoje o Vilão City é um orgulho. E me dá energia para continuar em tempos difíceis”.

Como sempre, o velho clichê “não é só futebol” vindo a tona. Além de serem unidos dentro de quadra, o time se tornou uma família. E Andrea não para por aí! Ela conta que logo começa a treinar um time feminino.

Foto: Arquivo Pessoal

Representatividade importa. Obrigada, Andrea, por dar a esses meninos uma oportunidade. Que muitas mulheres por esse Brasil a fora se inspire em você. Vamos fazer desse mundo um lugar onde tenhamos os mesmos direitos. Seguimos!

Um comentário sobre “Conheça o Vilão City, time de futsal comandado por uma mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s