Em comemoração aos seus 70 anos, Maracanã vai receber a Libertadores em 2020

Final com jogo único começa neste ano, em Santiago

O Estádio do Maracanã, que completará 70 anos na próxima temporada, foi escolhido para ser a sede da final da Copa Libertadores de 2020. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (17), na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai.

– Nós vamos preparar um espetáculo também para quem não for ao jogo, com fan fests e outras atrações. Em vez das 76 mil pessoas que forem ao estádio, será uma festa para 200 mil pessoas – afirmou Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro que participou do evento que definiu o Maracanã como sede.

Ao longo de quase sete décadas, o Maraca, como é carinhosamente chamado, recebeu uma final da Libertadores, no ano que vem será sua segunda final. A única, até agora, foi em 2008, quando a LDU bateu o Fluminense nos pênaltis.

Maracanã nos preparativos para receber a Copa América deste ano (Foto: Sérgio Morais/Reuters)

O estádio chegou a receber outras duas finais. Mas eram partidas de ida, abrindo a decisão. Em 1963, o Santos venceu o Boca Juniors no, então, “Maior do Mundo” (depois, na volta, derrotou o Xeneizes em La Bombonera e ficou com o título).

Em 1981, o Flamengo bateu o Cobreloa, do Chile, em Montevidéu – após empate no saldo de gols nas partidas no Maracanã e no Estádio Nacional, a decisão foi para um terceiro jogo, em campo neutro. Em 1998, o Vasco ergueu a taça em Guaiaquil, no Equador – a primeira partida, em casa, havia sido em São Januário.

Desde 2019 a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana são decididas num final única, em lugar do consagrado formato de ida e volta, com um jogo na casa de cada adversário. Neste ano, a final da Libertadores será no dia 23 de novembro, em Santiago, no Chile.

A Conmebol viu na mudança de formato uma grande “oportunidade comercial”. O principal modelo é a Liga dos Campeões da Uefa, que há décadas já é definida numa partida única em local escolhido com anos de antecipação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s