Esse é o primeiro título nacional da equipe de Recife em 118 anos
O Náutico comemorou nesse domingo, 6, o primeiro título nacional em seus 118 anos de história. Após a vitória por 3 a 1 na primeira partida da final, a equipe de Pernambuco garantiu o título com o empate de 2 a 2 contra o Sampaio Corrêa, no Castelão, em São Luís (MA).
O cronometro era o maior aliado da equipe alvirrubra, mas logo aos 13 minutos do primeiro tempo a equipe do Sampaio abriu o placar com Everton. O Náutico não foi intenso durante a primeira etapa, mas estava segurando o resultado.
No segundo tempo, a equipe do Timbu conseguiu empatar a partida aos 52 minutos com Álvaro. A equipe maranhense respondeu marcando mais um gol aos 83 minutos com Salatiel Júnior, mas o Náutico logo empatou a partida novamente 2 minutos depois, com Matheus Carvalho.
Competição
A Série C funciona da seguinte forma: de dois grupos de 10 clubes, saem – após partidas de ida e volta – quatro de cada grupo. Esses oito disputam mata-mata rumo ao título brasileiro da Terceira Divisão. Quem passou pelas quartas de final conseguiu o acesso à Série B 2020.
Além do Náutico, as equipes do Sampaio Corrêa, Confiança e Juventude disputarão a Série B de 2020. Esses times tomarão o lugar na segunda divisão dos quatro piores da competição de 2019.
Trajetória do time campeão
O Náutico estava no grupo A, e dos 18 jogos disputados, venceu 10, empatou 3 e perdeu 5. A equipe dos Timbus passou para a segunda fase da competição com 33 pontos e na liderança da tabela, com 61.3% de aproveitamento.
Nas quartas de final, a equipe pernambucana encarou o Paysandu. O empate de 0 a 0 no primeiro jogo e 2 a 2 no segundo jogo levaram a partida aos pênaltis: 5 a 3 para os Timbus, que se classificava para a próxima fase da competição.
Os alvirrubros enfrentaram a equipe do Juventude na semifinal. Perdendo por 2 a 1 no primeiro jogo, os Timbus conseguiram reverter o resultado em casa, vencendo pelo mesmo resultado da primeira partida, o que levou à disputa das penalidades máximas. O Náutico venceu por 4 a 3 e chegou à final da competição.

Foto: Léo Lemos/Náutico