Conheça o Cangayceiros FC, o time da diversidade

Homofobia é um tema muito polêmico e, não à toa, está sempre nas rodas de conversas e mesas de debates. Quando acontece no meio esportivo então, mesmo que não nos surpreenda, o assunto gera mais discussão principalmente quando os casos são nacionais.

Nos últimos meses, outro caso de homofobia no futebol repercutiu, novamente, na imprensa nacional, mobilizando os times a fazerem uma campanha contra a ação preconceituosa nos estádios e no esporte em geral.

Infelizmente, nosso país é um dos que mais praticam tal ato, mas felizmente cada vez mais as pessoas estão se engajando na causa e pregando os direitos iguais que todas as pessoas possuem. Principalmente o de jogar futebol, esse esporte de paixão nacional que não vê condição financeira, idade, gênero e religião.

Mas calma! O assunto hoje é um pouco leve. Vamos conhecer um time formado por pessoas que buscam inclusão e respeito. É com muito orgulho que apresentamos o Cangayceiros Futebol Clube.

O Cangayceiros FC, é de Fortaleza, capital do Ceará, e surgiu através de uma postagem no Facebook. “Um certo dia, alguém teve a ideia de publicar em um grupo da rede social sobre as pessoas LGBT+ jogarem futebol. Logo várias pessoas manifestaram-se e assim criamos um grupo em um aplicativo de mensagens e na primeira semana já nos encontramos”, diz Lucas, um dos representantes do time.

A escolha do nome tão criativo, foi feita quando todo o grupo estava reunido. Após várias sugestões serem descartadas, restando apenas aquela que representava tão bem a equipe: que vem da junção de uma expressão nordestina, cangaço, com a bandeira representada por eles.

Lucas conta que o time não possui uma equipe fixa, mas que a ideia dos rachas é, além da diversão de jogar de futebol, a formação de uma para participar de competições.

“O futebol deve ser inclusivo, sem machismo, homofobia e preconceito. O futebol é uma paixão nacional, é um esporte de todos e para todos”, disse Lucas em nome do clube. 

Foto: Larissa Sousa/arquivo pessoal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s