Goleada histórica evidencia má organização no Estadual Feminino

Time feminino do Flamengo vence o Greminho pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Carioca

Foto: Reprodução/Flamengo

Neste sábado (28), um episódio inusitado no Campeonato Carioca Feminino nos chamou atenção: o Flamengo goleou por 56 a 0 a equipe do Greminho pela terceira fase da competição. E o que poderia justificar uma goleada tão incomum como essa?

Esse resultado atrairá detentores da verdade que irão colocar a culpa no “baixo” do futebol feminino, mas a verdade é que esse resultado se dá pela má organização da competição. O Campeonato Carioca de 2019 obteve um aumento considerável no número de participantes. Antes contavam com 11 times, e agora 30 times passaram a disputar o estadual. Dentre esse número grande de equipes, podemos ver que a maioria é amadora. Segundo a  Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), a inscrição desses times se deu com o intuito de “abrir as portas” para o futebol feminino.

Todavia, é evidente a disparidade entre clubes que tem o mínimo de investimento como o Flamengo, que acabou alcançar a semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino, para um time que até ontem participava de torneios amadores. Dar um “boom” estrondoso no número de participantes desse modo e preencher espaço com clubes amadores é simplesmente ilógico.

Não se pode negar que a intenção da FERJ em dar maior visibilidade ao futebol feminino foi boa, entretanto, está claro que ele não é incentivado no Brasil, sendo pouco praticado. A modalidade precisa de incentivo e investimento, portas precisam ser abertas para nossas meninas, mas tentar solucionar as problemáticas de forma descuidada é prejudicar invés de ajudar.

O Flamengo folga na próxima rodada, e volta a campo pela competição no próximo domingo, quando recebe a seleção da Central Única de Favelas (Cufa), no Cefan, às 15h. Na quarta-feira, o Greminho enfrenta a mesma adversária, às 15h, no campo do Kosmos Atlético Clube.

Um comentário sobre “Goleada histórica evidencia má organização no Estadual Feminino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s