Goleada histórica evidencia má organização no Estadual Feminino

Time feminino do Flamengo vence o Greminho pela terceira rodada da primeira fase do Campeonato Carioca

Foto: Reprodução/Flamengo

Neste sábado (28), um episódio inusitado no Campeonato Carioca Feminino nos chamou atenção: o Flamengo goleou por 56 a 0 a equipe do Greminho pela terceira fase da competição. E o que poderia justificar uma goleada tão incomum como essa?

Esse resultado atrairá detentores da verdade que irão colocar a culpa no “baixo” do futebol feminino, mas a verdade é que esse resultado se dá pela má organização da competição. O Campeonato Carioca de 2019 obteve um aumento considerável no número de participantes. Antes contavam com 11 times, e agora 30 times passaram a disputar o estadual. Dentre esse número grande de equipes, podemos ver que a maioria é amadora. Segundo a  Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), a inscrição desses times se deu com o intuito de “abrir as portas” para o futebol feminino.

Todavia, é evidente a disparidade entre clubes que tem o mínimo de investimento como o Flamengo, que acabou alcançar a semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino, para um time que até ontem participava de torneios amadores. Dar um “boom” estrondoso no número de participantes desse modo e preencher espaço com clubes amadores é simplesmente ilógico.

Não se pode negar que a intenção da FERJ em dar maior visibilidade ao futebol feminino foi boa, entretanto, está claro que ele não é incentivado no Brasil, sendo pouco praticado. A modalidade precisa de incentivo e investimento, portas precisam ser abertas para nossas meninas, mas tentar solucionar as problemáticas de forma descuidada é prejudicar invés de ajudar.

O Flamengo folga na próxima rodada, e volta a campo pela competição no próximo domingo, quando recebe a seleção da Central Única de Favelas (Cufa), no Cefan, às 15h. Na quarta-feira, o Greminho enfrenta a mesma adversária, às 15h, no campo do Kosmos Atlético Clube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s