VAR: pesquisa mostra percentual de satisfação dos torcedores

O sistema de Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) é composto por um conjunto de câmeras isoladas que permitem a revisão de lances polêmicos durante as partidas. O auxílio ocorre por pedido do árbitro de campo ou quando os assistentes percebem algum lance e comunicam ao juiz por meio do fone de ouvido.

O recurso começou a ser implantado aos poucos, como uma forma de teste, durante o Mundial de Clubes em dezembro de 2017. Desde então, passou a ser utilizado cada vez mais, chegando à Copa do Mundo para se fixar nas competições de futebol.

Neste domingo (8), o jornal Folha de São Paulo divulgou uma pesquisa a respeito do VAR. A pesquisa foi realizada pelo Datafolha, com maiores de 16 anos, em 175 municípios do país, com um total de 2.878 pessoas ouvidas. As opiniões estão divididas em duas categorias: torcedores e não torcedores.

Para os fãs que acompanham o esporte, ou seja, torcem para algum time, 63% afirmam que o recurso ajuda muito, já 31% falaram que mais atrapalha do que ajuda, enquanto 2% disseram que não interfere nem positiva e nem negativamente, e 5% não souberam opinar.

A respeito dos que não torcem para time algum, mas acompanham jogos, 30% não souberam opinar contra 44% que acham que fica melhor com a ajuda das câmeras. Aqueles que acham o sistema prejudicial apontam uma margem de 24% e 2% para os neutros.

A pesquisa mostrou também que a preferência por clubes não afeta no resultado, já que a maioria desses torcedores aprovam a tecnologia. Em geral, 58% dos entrevistados acham que o auxílio ajuda os árbitros e 29% acham que mais atrapalha.

Foto: Reprodução/CBF

Apesar do tempo e dos números da pesquisa, o recurso está sempre relacionado a polêmicas, e continua dividindo opiniões no meio do futebol, seja por comentaristas, técnicos, jogadores e, principalmente, torcedores.

Usado para revisar lances e jogadas duvidosas, a tecnologia pode interferir até no resultado da partida, inclusive anulações de gols estão entre as maiores reclamações. A demora na análise de um lance, na decisão de falta ou penalidade e, principalmente, a validação de um gol são os pontos que mais deixam os torcedores irritados.

Mas o que o torcedor também sente é que está perdendo a emoção, principalmente quem acompanha pela TV. Além dessa demora “esfriar” o jogo, comemorar um gol também acaba sendo um gesto afetado, já que o torcedor e o próprio jogador acabam tendo que esperar para comemorar.

A utilidade do VAR não pode ser negada quando este interfere de maneira correta, porém ainda precisa de alguns reparos, por exemplo, ser acionado somente e estritamente quando for de extrema necessidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s