Futebol literário

Para nós, amantes do futebol, quanto mais, melhor, não é? Pois, pensando em deixar seu universo ainda mais futebolizado, o Rainhas do Drible traz quatro livros incríveis que englobam nosso esporte favorito.

Anota essas dicas, seja por hobbie ou fins acadêmicos, porque são literaturas ricas e de muito conteúdo interessante.

  • Time dos Sonhos; paixão, poesia e futebol – Luis Fernando Verissimo.

Esse primeiro livro conta os paradoxos do esporte, que vai do épico ao mundano na duração de um passe. Verissimo traz crônicas diversas que atenta o leitor a pensar e se enxergar em algumas delas, como o Capítulo dos Apelidos, que o escritor garante que arrancará muitos risos. É uma leitura dinâmica e leve, que faz a gente se atentar ainda mais às características do futebol.

  • A História do Futebol no Brasil através do Cartum – Jal & Gal

Para quem gosta de tudo ilustrado, esse é o livro ideal. Separado em cinco capítulos, a ideia dos escritores é de fazer o leitor entender parte da história do futebol no Brasil, se divertindo e relembrando momentos marcantes durante a leitura. Caricaturas e cores vibrantes tomam as páginas, brincando com a imaginação de quem lê. É, sem dúvidas, o meu preferido.

  • História do Jornalismo Esportivo – Alberto Léo

Para quem, assim como eu, tem o esporte também como desejo de profissão, essa é a literatura ideal e obrigatória. Alberto traz em suas páginas histórias e bastidores de como o Jornalismo Esportivo começou e ganhou força durante os anos de 1950 a 1990. São mais de 200 páginas recheadas de conteúdos e histórias emocionantes sobre trabalhar com o futebol.

  • Fazendo gênero e jogando bola; Futebol feminino na Bahia nos anos 80-90 – Enny Vieira Moraes

Por último, porém não menos importante, temos o livro de Enny Vieira, no qual foi um produto de conclusão de curso. Enny aborda como era lidar com o preconceito em uma época mais radical e opressora. Ela se desloca até Feira de Santana e entrevista ex-jogadoras que foram as pioneiras no futebol feminino baiano. É emocionante e inspirador saber das dificuldades que elas passaram e venceram em prol do sonho da igualdade no esporte.

Se interessou por pelo menos um? Espero que sim! Nossa literatura também é rica de conteúdo esportivo e cabe a nós desbravá-los. Conhecimento nunca é demais.

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é rd.jpg
Foto: Autoral/Mariana Costa

Um comentário sobre “Futebol literário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s