O respeito é muito mais que uma obrigação: lei orienta árbitros a interromperem jogos com gritos homofóbicos vindos da torcida

Na partida entre Vasco e São Paulo, válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma cena chamou atenção: o árbitro Anderson Daronco paralisou o jogo ao escutar gritos homofóbicos vindos de parte da torcida cruz-maltina. 

A ação ocorreu aos 19 minutos do segundo tempo, e Daronco, ao paralisar a partida, orientou o técnico Vanderlei Luxemburgo a pedir aos torcedores que parassem de gritar para que, assim, o jogo recomeçasse. 

Não é de hoje que ouvimos esses tipos de gritos, seja em campeonatos nacionais, regionais ou até mesmo em jogos de Seleção Brasileira. Durante as eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, a CBF já havia sido multada pela Fifa.

Recentemente, a Conmebol puniu pelo mesmo ato no jogo de abertura da Copa América deste ano, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. 

A atitude de Daronco ressalta o que a Fifa pretende chamar mais atenção. Com o início das eliminatórias marcado para março do ano que vem, os árbitros estarão autorizados a interromper, suspender ou até mesmo cancelar as partidas em casos de ofensas homofóbicas pelos torcedores. 

Caso não ocorra a interrupção dos gritos, haverá punição na perda de três pontos válidos da partida ou a eliminação da equipe da competição.

Em junho, o STF votou pela criminalização da homofobia e da transfobia. Semana passada, o STJD determinou que episódios como esse, ocorrido na partida de domingo (25), sejam relatados em súmula.

Se há uma lei, ela deve ser cumprida. O respeito a ela mostra o avanço no pensamento de uma sociedade, mas que não deve tratá-la somente como obrigação. É muito mais do que isso. 

Foto: Reprodução/SporTv

Um comentário sobre “O respeito é muito mais que uma obrigação: lei orienta árbitros a interromperem jogos com gritos homofóbicos vindos da torcida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s