Análise do Campeonato Brasileiro de 2019

Enquanto caminhamos rumo à metade do Campeonato Brasileiro de 2019, que tal falarmos um pouco sobre o balanço geral das Séries A e B?

Começando pela Série A, que está em sua 14° rodada, com 139 jogos realizados. Dentre todas essas partidas, 73 triunfos foram dos mandantes, contra 29 dos visitantes, além de 37 empates. Os top cinco dos mandantes fica em Flamengo, com 100% de aproveitamento; Santos, com 90,5%; Internacional, que aproveitou em 83,3% das vezes; Palmeiras, com 80,9%; e Athletico-PR, que tem com 80% de aproveitamento.

O pior mandante é o Avaí, que aproveitou apenas 23,8% das partidas, com nenhuma vitória, cinco empates e duas derrotas. Já a melhor campanha nos últimos cinco jogos fica com o Santos, com 12 pontos conquistados. Em contrapartida, a pior campanha no mesmo período está entre Goiás, Chapecoense, CSA e Avaí com apenas dois pontos cada.

O pior ataque até aqui foi do CSA, que tem três gols marcados. Na pior defesa está a Chapecoense, que foi vazada 27 vezes. Agora, analisando o lado positivo do Brasileirão, o melhor ataque fica com a equipe do Flamengo, com 28 gols feitos, e a melhor defesa com o Corinthians, que sofreu oito gols.

Durante todos os jogos da Série A, foram 62 com média acima de 2,5 gols por jogo, 77 abaixo dessa marca e 17 com nenhum gol. Os placares que mais vezes se repetiram, independente do mando de campo, foram 1 a 0 e 2 a 1, por 28 vezes cada, e o empate em 0 a 0, em 17 vezes.

Ainda faltam 63,4% das partidas para conhecermos o campeão da competição, mas no atual momento, Santos e Palmeiras são os dois únicos times que estão entre os quatro melhores como mandantes e visitantes ao mesmo tempo, portanto são os favoritos ao título.

Na Série B, após a 15ª rodada, foram disputados 150 jogos, com 66 triunfos dos mandantes, 38 dos visitantes e 46 empates. No total, foram marcados 307 gols, com média de 2,05 por partida. Até aqui, 48 delas tiveram gols acima desse valor, e 102 jogos foram abaixo de 2,05 gols. Já em 19 confrontos, não foram marcados gols.

O melhor ataque fica com o Coritiba, que balançou a rede 21 vezes, e a melhor defesa é a do Bragantino, com somente oito gols sofridos. Ainda não perderam como mandantes: Bragantino, Oeste e Sport. Por outro lado, ainda não venceram como visitantes: Guarani, Oeste e Vitória.

O top 5 dos melhores mandantes até a 15ª rodada tem Coritiba, com 79,2% de aproveitamento; Londrina, com 76,2%; Bragantino, aproveitando 75% das vezes; Operário, com 70,8%; e, por último, a Ponte Preta, que tem 62,5% de aproveitamento.

O pior mandante é o América-MG, com apenas 23,8%. Já a melhor campanha das últimas cinco partidas são só Coritiba e do Cuiabá, com 11 pontos cada um, e a pior do mesmo período fica com o Figueirense, com apenas três pontos.

Ainda faltam 60,5% dos jogos para terminar a competição, e o favoritismo está em aberto.

Foto: Kada Esportes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s