Corte de verbas coloca em risco o futebol feminino da Chapecoense

O futebol feminino nunca esteve tão em ascensão quanto ultimamente. As notícias que vemos têm sido diversas, algumas boas e outras nem tanto. Esta semana, por exemplo, foi noticiado que o futebol feminino da Chapecoense vai passar por corte de verbas.

Segundo alguns relatos de funcionários que pediram para não serem identificados, a Justiça determinou o valor da indenização que o clube terá que pagar às famílias das vítimas do acidente aéreo do elenco de 2016.

Como o orçamento anual da Chape para o departamento de futebol não poderia sanar a dívida e ainda arcar com as despesas, a diretoria terá que cortar gastos, principalmente na equipe feminina, mantida em parceria com a Associação Desportiva Lourdes Lago (ADELL).

O plano seria reduzir 70% do investimento na categoria. De acordo com fontes, o clube terá conversas particulares com todas as atletas da equipe principal, que terão a opção de seguir vestindo a camisa da Chape, desde que aceitem receber salários menores. As que não aceitarem as novas condições, serão indicadas para outras equipes.

Além dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), o time adulto da Chapecoense disputa a Série A-2 do Brasileiro — da qual foi eliminado nas quartas de final — e o Campeonato Catarinense, previsto para ocorrer no segundo semestre.

Como, neste momento, a equipe não está disputando torneios oficiais, acabou sendo o principal alvo dos cortes. As jogadoras com menos de 17 anos, que recebem salários menores em comparação com as profissionais e ainda têm competições em aberto, devem continuar.

De acordo com as fontes ouvidas, as atletas foram pegas de surpresa e estão “decepcionadas” com a notícia. Segundo relatos, a medida também pode afetar as categorias inferiores do futebol masculino e o quadro de funcionários.

A Chapecoense confirmou a redução de gastos, mas alega que haverá apenas um “reajuste” nos valores repassados à ADELL. Porém, garante a continuidade da parceria, observando as novas regras da Conmebol e da CBF sobre a manutenção de equipes femininas adulta e de base.

“A Associação Chapecoense de Futebol informa que, para as competições nacionais do futebol feminino em 2019, mais precisamente as participações do clube no Campeonato Brasileiro Feminino A-2 e no Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18, foi feita uma parceria com a Associação Desportiva Lourdes Lago – ADELL, para qual a Chapecoense repassa um valor mensal de ajuda de custo à instituição para ser realocado em recursos”, afirmou o clube ao Deixa ela Jogar (Yahoo Esportes).

“Com o encerramento das participações da equipe nos torneios nacionais, conforme foi alinhado previamente, o valor passou por um reajuste. O clube mantém a parceria. Portanto, cumpre com a obrigatoriedade da CBF”, concluiu o comunicado oficial da Chapecoense.

O clube não respondeu às perguntas específicas sobre o corte de verbas ter relação com a indenização das vítimas da tragédia aérea de 2016, porém nega que a redução irá abranger o futebol masculino.

Questionada se havia receio da reformulação fazer o clube perder jogadoras importantes e impactar o desenvolvimento do time feminino nos próximos torneios, a assessoria se limitou a responder que “algumas atletas já têm contratos firmados com outros cubes”.

A Chapecoense fechou parceria com a ADELL no começo de 2018. Como disse na época do acordo o então diretor executivo, Rui Costa, o projeto é de extrema importância para o clube e para a comunidade. “Temos uma grande tradição no futebol feminino na região e aliar essa tradição essa tradição ao nome da Chapecoense é motivo de orgulho”, afirmou Rui, que deixou o time em agosto de 2018.

A nós, resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s