Pan-Americano 2019: sucesso no feminino e fracasso no masculino tiraram o Brasil da competição

Durante 16 dias, mais de seis mil atletas de 41 países participarão das mais de 38 modalidades dos Jogos Pan-Americanos. O evento, nessa edição sediado em Lima, no Peru, começou na última sexta-feira (9) e se encerra no dia 11 de agosto.

O futebol é mais uma dentro das várias modalidades. Para os homens, a competição é disputada pela categoria sub-22, com direito a três inscrições com idades superiores. Para as mulheres, não há limite de idade.

O que chamou a atenção dos brasileiros foi a falta da amarelinha na competição. Os motivos são distintos, mas o Brasil não está presente nem no masculino e nem no feminino.

O cenário masculino é bem diferente do feminino: o motivo da ausência da seleção foi o péssimo desempenho no Campeonato Sul-Americano sub-20 no começo de 2019, torneio classificatório para a competição. O resultado ruim não só tirou o Brasil dos Pan-Americanos, mas também do mundial da categoria.

Na primeira fase do Sul-Americano, o Brasil, se classificou em segundo lugar do grupo, ficando atrás da Venezuela. Mas, na fase final, as coisas desandaram. De seis seleções, os brasileiros ficaram em quinto, e somente os quatro primeiros se classificavam.

A amarelinha não ficava fora dos Pan-Americanos desde 1999. Os times que disputarão a competição são: Peru, Argentina, Equador, Uruguai, Jamaica, Panamá, México e Honduras. Os jogos começaram hoje.

Foto: Reprodução

Já a ausência da seleção feminina é motivo de comemoração. As meninas venceram a Copa América de 2018, o que garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos e a desclassificação nos Pan-Americanos. Isso porque somente as equipes que se classificavam entre terceiro e quinto lugar iriam para Lima.

A seleção feminina é a atual campeã do Pan-Americano. Além disso, as brasileiras possuem uma trajetória brilhante na competição: três ouros e uma prata.

Assim como os homens, as mulheres não ficam fora da competição desde 1999, ano em que o futebol feminino foi incluído.

As equipes femininas na competição são: Peru, Argentina, Colômbia, Paraguai, Jamaica, Panamá, Costa Rica e México. As partidas tiveram início na tarde de ontem (28).

Um comentário sobre “Pan-Americano 2019: sucesso no feminino e fracasso no masculino tiraram o Brasil da competição

Os comentários estão desativados.