Inclusão nos detalhes

É notório que a inclusão das mulheres no futebol vem cada vez mais sendo pauta. Não com a atenção e importância que deveria, mas ainda assim os pequenos detalhes e mudanças são necessárias para que conquistemos cada vez mais o nosso espaço. É por isso que aqui no Rainhas do Drible, nós comemoramos todos os passos que nos levam rumo à igualdade de gênero no esporte.

Foto: Reprodução/Instagram

Contudo, nesta semana, o Esporte Clube Bahia divulgou uma mudança que fez sucesso em suas redes sociais e balançou o coração de muitas torcedoras que lotam as arquibancadas do tricolor baiano. A carteirinha de sócio torcedor, que dá acesso livre para os jogos, dentre outros benefícios, agora tem um design exclusivo para as mulheres.

Anteriormente, todas tinham o nome de “Sócio”. Agora, as mulheres podem ir até o CAS – Central de Atendimento do Esquadrão, que fica localizado na Arena Fonte Nova, e trocar sua carteirinha por uma que venha com a mascote, e devidamente sinalizado com “Sócia-Torcedora”.

O time utilizou hashtags como #BahiaClubeDemocrático e #BahiaClubeInclusivo para divulgar a notícia, e acabou gerando uma repercussão tão grande que torcedoras estão combinando nos comentários de irem todas juntas fazer esta troca no próximo sábado, dia 03 de agosto.

Para muitos, é só um nome em uma carteira, mas para quem já passou por situações constrangedoras no estádio, sabe que é um passo importante para reafirmar ainda mais que o lugar de qualquer mulher é exatamente onde ela quiser estar.

Parabéns ao Bahia pela iniciativa, e que sirva de exemplo para outros clubes. Os detalhes sempre fazem a diferença!