O futebol paraense na terceira divisão

O Campeonato Brasileiro Série C se encaminha para as rodadas finais do primeiro turno, com os dois principais clubes do Estado do Pará passando por situações bem distintas. Enquanto o Remo chega à oitava rodada líder do grupo B, sofrendo apenas uma derrota, o Paysandu está na zona intermediária, fora do G4 e, perigosamente, perto do Z2.

A situação dos bicolores é ainda mais preocupante, pois a crise se alastra dentro e fora das quatro linhas. Desde a terceira rodada, e contando com a eliminação na Copa do Brasil, já são sete jogos sem vitórias, totalizando quatro derrotas e três empates, ocupando a sétima colocação na tabela.

A torcida já perdeu a paciência com a equipe e com a diretoria do clube que, na última segunda-feira (10), afastou quatro jogadores que não devem mais atuar nesta Série C e, um dia depois, apresentou a primeira contratação feita por indicação do novo técnico, Hélio dos Anjos: o atacante Wesley Pacheco, de 29 anos, que estava no América-MG, sem ter disputado nenhuma partida ainda esse ano.

No Remo, o astral é totalmente diferente. O clube, apesar da derrota sofrida contra o São José/RS, ainda guarda a importante vitória contra o Volta Redonda, diante de quase 20 mil torcedores, com um gol de Gustavo Ramos aos 45 minutos do segundo tempo, depois de levar o empate aos 40′. A equipe do técnico Márcio Fernandes demonstra uma grande maturidade dentro de campo, com domínio e posse de bola, porém precisa de mais qualidade na finalização e atenção na hora de segurar o placar.

Os azulinos estão com 15 pontos, três a mais que o segundo colocado, Juventude/RS, e seis para o quinto colocado e primeiro fora do G4, o Ypiranga de Erechim/RS. O clima entre o elenco é agradável e isso se deve ao bom relacionamento entre jogadores, comissão técnica e diretoria, pautado pela proximidade e transparência.

O próximo passo do Paysandu é neste sábado (15), contra a equipe do Luverdense, às 17h, no Mangueirão. Já a equipe remista treina visando o Re x Pa daqui duas semanas.

Foto: Globo Esporte - Fábio Costa/O Liberal