No próximo dia 14 de junho começa o maior torneio Sul-Americano que existe, a Copa América. Em seus 113 anos de história, a competição já foi disputada 45 vezes e, até hoje, já contou com a participação de 19 seleções, entre elas algumas convidadas de fora do continente
Apesar do seu surgimento ter sido em 1910, somente em 1916 ela se tornou oficial, e desde então sofreu algumas mudanças. Seu antigo nome era Campeonato Sul-Americano de Seleções. Porém, a partir da sua 30ª edição, em 1945, passou a ser chamada de Conmebol Copa América.
Outra mudança particular e especial foi a troca de taça na comemoração do centenário do torneio mais antigo do mundo. Desde a primeira realização do evento, o troféu é transitório entre as seleções campeãs, feito de prata com a base de madeira por uma joalheria argentina.
Na edição especial, realizada nos Estados Unidos, o troféu foi confeccionado em metal e banhado a ouro. Além disso, ficou em definitivo com a seleção campeã daquela edição, a do Chile.
Já em 1933, a Conmebol mudou a relação de participantes. Anteriormente, a disputa era realizada só entre países do continente. A partir daquele ano, a entidade passou a convidar outras seleções para participar do torneio, sendo as primeiras Estados Unidos e México.
Em 2016, foram, exclusivamente pelo centenários, seis convidadas: a anfitriã – Estados Unidos -, Costa Rica, Haiti, Jamaica, México e Panamá. Na edição desse ano, Catar e Japão serão as seleções convidadas.
Se tratando de campeãs, a Copa América já teve muitas. A primeira foi a do Uruguai, que hoje detém o maior número de taças: 15. A seleção do Chile ganhou as duas últimas edições e é a atual campeã do maior campeonato Sul-Americano. O Brasil venceu o torneio pela última vez há 30 anos, em casa.
Em 1989, a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, passava por mudanças com Ricardo Teixeira na presidência e Eurico Miranda como diretor de futebol, e ainda sofria polêmicas com a convocação e insatisfação dos brasileiros com a canarinha.
A lista de convocados desse ano e o clima também não são dos melhores, mas o objetivo é alcançar o mesmo resultado, o título de campeã Sul-Americana.
E para você, torcedor, quem vencerá a Copa América, em 2019?