Viradas históricas – o que só a Champions League nos proporciona

Barcelona, Liverpool, Tottenham e Ajax. As quatro melhores equipes da Europa e semifinalistas da Champions League 2019. Mas quem imaginaria uma final entre Liverpool x Tottenham, principalmente após os primeiros jogos com resultados como Barcelona 3 a 0 Liverpool e Tottenham 0 a 1 Ajax? Quem imaginaria duas viradas históricas?

E não foram só duas viradas, foram dois grandes jogos de Liverpool e Tottenham. Duas partidas de muita raça, luta e coração! E isso é o que move o futebol! Quando uma equipe joga assim, e quando consegue aliar a emoção à efetividade de gols, não há tática, técnica, nem melhores jogadores do mundo que possam enfrentar equipes assim. E isso ficou claro ontem, ficou claro em outras viradas que já existiram nessa Champions, e de outros anos como o próprio Barcelona contra o PSG, ou a Roma contra o Barcelona.

Dois jogos que ficarão para história, com certeza! De um lado, o Liverpool, desfalcado, sem seus dois principais jogadores – Salah e Firmino – e com a obrigação de fazer nada menos do que 4 gols no time do Barcelona, atual campeão da La Liga, de Messi, Suárez e companhia. Os Reds, com belíssima campanha na Premier League, mas que no primeiro jogo contra o Barcelona, além de tomar os três gols, não jogou bem.

Pois bem, esse mesmo Liverpool se reergueu! O time de Klopp conseguiu bloquear qualquer espaço, qualquer possível tática que o Barcelona pudesse tentar para vencer. Marcou um primeiro gol no oportunismo de um escanteio diferenciado. E depois só foi… 2, 3, 4 gols! A vitória de um grupo, de uma equipe que joga no coletivo, e que quando quer, sabe colocar o coração de Klopp em campo.

De outro lado, Tottenham. Com mais chance de classificação, pois só havia tomado um gol, ainda que em sua casa (vantagem de gol fora). Mas um Tottenham sem o “peso” de uma equipe que já chegou a tantas finais e de Champions como o Ajax. E nem tanto pelo seu time, mas muito mais com o peso de enfrentar o que foi, para mim, a melhor equipe a jogar na Champions até aqui, o Ajax. Eliminou grandes equipes como Real Madrid e Juventus, jogando um futebol leve e que encantou a muitos. Era o “queridinho” da maioria. E inclusive jogou melhor que os Spurs no primeiro jogo! Tinha tudo para se classificar hoje, pois ainda abriu o placar e consegui uma vantagem de 2 a 0.

Mas o futebol, meus amigos… Ele sempre pode surpreender! Os Deuses do Futebol na Champions League então, parece que todo ano querem algo novo para nós, amantes desse esporte! E essa vez, nos pés de Lucas Moura, que marcou o hat-trick, os três gols para o Tottenham, veio a classificação da equipe, para a sua primeira final de Liga dos Campeões! Histórico!

Os finalistas Liverpool e Tottenham vão à Madrid em busca da taça da Champions League de 2019. Nem cabe aqui falar de tática, jogadas, jogadores. Não precisa! Os resultados, as viradas inimagináveis, falam por si só… é coração, é entrega, é emoção na ponta dos pés! E nós, que não acreditávamos que isso poderia acontecer? Pois bem, mais uma vez fica a lição: jamais duvidem! Porque aqui, meus amigos, é futebol!

Foto: Reprodução