Pela Associação de Jogadores Profissionais da Inglaterra (PFA), Van Dijk, defensor do Liverpool, foi eleito, no último domingo (28), o melhor jogador do ano atuando na Premier League, disputando contra Mané, seu companheiro de Liverpool, e os rivais Agüero, Bernardo Silva e Sterling, do Manchester City, e Hazard, do Chelsea. A premiação é habitual na Inglaterra desde 1974, e quem elege o vencedor são os jogadores profissionais de futebol: cada atleta vota em dois candidatos, e quem recebe mais indicações é apontado como vencedor.
O Liverpool disputa o título inglês páreo a páreo com o Manchester City, e Van Dijk tem sido o destaque da equipe, que possui a melhor defesa do campeonato, com apenas 20 gols sofridos e uma derrota. O jogador esteve em campo nas 36 partidas dos Reds na competição.
Com o título, Van Dijk tornou-se o primeiro zagueiro a ser eleito melhor jogador do Campeonato Inglês desde John Terry, que venceu na temporada 2004/2005. Nas outras premiações da noite, Sterling, do Manchester City, ganhou como melhor jogador jovem e Vivianne Miedema, do Arsenal, foi eleita a melhor jogadora da versão feminina do nacional inglês. A seleção do campeonato foi anunciada na semana passada e conta com dois brasileiros: Ederson e Fernandinho, ambos do Manchester City. A maioria dos laureados foram do Liverpool e do City. Segue abaixo a lista:
- Ederson (Manchester City)
- Alexander-Arnold (Liverpool)
- Van Dijk (Liverpool)
- Laporte (Manchester City)
- Robertson (Liverpool)
- Fernandinho (Manchester City)
- Pogba (Manchester United)
- Bernardo Silva (Manchester City)
- Sterling (Manchester City)
- Agüero (Manchester City)
- Mané (Liverpool)