Um olhar sobre as semifinais da Champions League

Liverpool, Barcelona, Ajax e Tottenham. Os quatro melhores times da Europa! Os times que se classificaram para as semifinais da Champions League de 2019.

Depois da rodada que definiu os times que estariam nas semis da Champions, podemos afirmar — mais do que nunca — que no futebol não há jogo perdido e nem favorito! Aliás, em uma Liga dos Campeões já vimos que tudo pode acontecer! Lembram de PSG x Barcelona? Então! Este ano, o jogo que ficará para a história será Manchester City 4 x 3 Tottenham, em que os Spurs se classificam pelo gol fora de casa.

Aliás, este ano, temos dois times que não chegavam às semifinais há muitos anos: Ajax, desde 1996/97, e Tottenham desde 1961/62. Dois times que com certeza a maioria de nós não imaginávamos, nem acreditávamos que chegariam entre os quatro finalistas. E não só isso, mas principalmente pelo fato de como conquistaram suas vagas, e quem derrotaram.

Ajax, que já havia eliminado o atual campeão Real Madrid, conseguiu eliminar o time de Cristiano Ronaldo, a Juventus. Um jogo que parecia dominado pela Juve, mas que contou com a força dos jovens do time holandês para encarar de frente e conseguir a virada e a sonhada classificação. E com a força e determinação que eles vem jogando e mostrando recuperação e postura firme em campo, com certeza não será nada fácil tirá-los da final.

Fácil na verdade nem é palavra que combine com Champions League, não é mesmo? Tottenham que o diga! Os Spurs conseguiram uma classificação histórica sobre o também inglês Manchester City de nada menos que Pep Guardiola! E que baita jogo! Não para suas torcidas, que viviam uma angústia em campo, mas para nós — amantes do futebol — foi aquele jogo que não se espera o final nunca!

Só no primeiro tempo, em 11 minutos, já havia acontecido quatro gols. Detalhe: dois de cada lado! O City jogava melhor, mas o Tottenham tem suas estrelas, como Son e Lloris. Além disso, tem sorte, o que também faz parte do futebol, sabemos. Em dois lances decisivos, e com o VAR atuando nos dois, sacramentou sua vaga nas semifinais. Um dos lances, o gol de Llorente, pelo Tottenham, um tanto polêmico. O segundo, um lance interpretativo — alguns também consideraram polêmico —, mas que definiu então o resultado do jogo: o gol anulado de Sterling, por impedimento. Pura emoção do início ao fim!

E do outro lado, temos nada menos que dois grandes campeões: Barcelona e Liverpool. As duas equipes que não tiveram muitos problemas ao enfrentar seus adversários, que não eram considerados “fáceis”, Manchester United e Porto, já vinham com vantagem do primeiro jogo e apenas sacramentaram o que já estava bem encaminhado.

Mas, como tudo na Champions tem o seu sabor diferenciado, exatamente estes dois times irão se enfrentar nas semifinais. Muitos dizem ser a final antecipada… até pode ser! Mas com o tanto que Ajax e Tottenham lutaram para chegar onde chegaram, não podemos desmerecê-los.

Com certeza, serão dois grandes jogos! E com certeza teremos ainda muito mais emoção pela frente. De um lado, os holandeses de David Neres e Tadic enfrentando Son e Harry Kane. De outro, o super duelo entre Messi e Salah, sem falar de Suarez, Arthur, Mané e Firmino e companhia.

Talvez não imaginávamos que estes seriam os duelos finais da tão sonhada Champions League. Mas uma coisa é certa: será histórico!