Ajax chega à semifinal da Champions League marcando a história do futebol

Na volta da temporada pós-Copa do Mundo, o Ajax começou sua jornada na pré-Champions League. Passou pelo Sturm Graz, Standard Liège e Dínamo de Kiev nas três fases iniciais para, finalmente, chegar à fase de grupos da Liga. Hoje, a equipe buscará a vaga na decisão continental mais importante do esporte contra o Tottenham, fato que gerou recordes não só para o clube, mas também para a competição.

Isso porque é a primeira vez, em toda a história da Champions League, que um semifinalista participa das três fases preliminares. Na fase de grupos, o time holandês passou para as oitavas de final com 12 pontos e sem qualquer derrota.

Logo na segunda rodada, o Ajax mostrou que tem força. O placar de 1 a 1, contra o Bayern de Munique, na Alemanha, não representou o domínio dos holandeses. No reencontro entre as equipes, o novo empate de 3 a 3, dessa vez na Holanda, serviu para destacar o poder ofensivo da equipe. Agora, tem o posto de time com mais gols em toda a Europa, com 155.

Além disso, foi o primeiro time da história da Liga a ganhar na casa do Real Madrid e da Juventus, em uma mesma temporada, deixando-os pelo caminho na competição da taça. Em entrevista, o meia Van de Beek disse que todos estão emocionados, pois ninguém imaginaria que iriam às semifinais.

Algo extremamente importante que temos que destacar é o investimento que o Ajax faz em suas categorias de base, procurando um estilo de jogo ofensivo e com posse de bola. Atualmente, o treinador Erik ten Hag encontrou em jovens a possibilidade de resgatar esses valores que o clube traz.

Inclusive, o elenco holandês é o mais jovem dentre todas as equipes das quartas de final da Liga dos Campeões e o segundo mais jovem de todos os 32 times que disputaram a fase de grupos, ficando atrás apenas do PSV.

Mais surpresas? Temos! Na partida contra a Juventus, o Ajax completou 1.750 jogos consecutivos com pelo menos um jogador das categorias de base no time titular. Sequência que começou em 1982!

E depois de passar pelas fases da pré-Champions, avançar às oitavas e às quartas de final enfrentando adversários que tinham favoritismo, a equipe está de volta às semifinais pela primeira vez desde a temporada 1996/97, quando sofreu uma derrota da Juventus, e segue em busca do pentacampeonato para igualar ao Bayern de Munique, Barcelona e Liverpool.

Torcemos para que o Ajax conquiste a taça pela trajetória inimaginável que teve até aqui, batendo recordes e fazendo história não apenas na Champions League, mas com certeza na história do futebol mundial.

Foto: REUTERS/Alberto Lingria