Torcedor, calma! O título desta crônica não é por hoje ser 1º de abril, mas foi meramente para chamar sua atenção a fim de fazê-lo entender o regulamento do Campeonato Carioca. Se você ainda não entendeu e continua confuso, eu vou te ajudar a esclarecer a situação.
Antes disso, vamos explicar o que aconteceu na final da Taça Rio neste domingo. O Rubro-Negro entrou em campo com seu time reserva e viu o Vasco cheio de vontade de ir direto para final do Campeonato Carioca.
O primeiro tempo foi de poucas emoções no gramado e de muita festa na arquibancada. Só Thuler e Vitinho, jogadores do Flamengo, que animaram no fim da etapa. Já Cáceres assustou os vascaínos no início, mas sem sucesso.
Na etapa final, o clássico ganhou mais volume. O Flamengo estava bastante aberto, enquanto a Vasco ficou recuado e buscou contra-ataques perigosos. Perto do fim, Thuler saiu para a entrada de Bill. Motivo de dúvida e medo de muitos torcedores.
Porém, nos acréscimos, o jovem atacante cruzou para Arrascaeta que empatou o placar no Maracanã. A disputa foi para os pênaltis e a equipe do auxiliar técnico Leomir levou a taça por 3 a 1. Destaque também para a atuação de Fernando Miguel no clássico, goleiro cruz-maltino.
E agora? Como fica a disputa pelo título do Campeonato Carioca?
É um pouco complicado, mas entenda. O regulamento da competição prevê que os vencedores das duas primeiras etapas, a Taça Guanabara e Taça Rio, respectivamente Vasco e Flamengo, disputem semifinais com os melhores de cada grupo.
Sendo assim, teremos semifinais entre Flamengo e Fluminense no próximo sábado e Vasco e Bangu, no domingo. O vencedores de cada confronto irão disputar a final do Carioca, o campeonato mais charmoso do Brasil.
Apesar da críticas, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a FERJ, afirmou que as regras não são para complicar. “De antemão, a fórmula e o regulamento foram debatidos e aprovados no Conselho Arbitral. Ela é uma fórmula que contempla o mata-mata, os pontos corridos, valoriza as taças e dá vantagem de dois resultados iguais, caso um clube seja campeão dos dois turnos.”
O atual regulamento do campeonato dá muitas opções para os clubes serem campeões. Há quem não goste e ache confuso. Outros torcedores já pensam ser mais democrático. Visto que, mesmo que seu time não ganhe a Taça Guanabara ou Taça Rio, ele tem a chance de conquistar o título principal do torneio.
E você, o que acha?