Eurocopa 60 anos

Ao contrário do que aconteceu nos outros anos, em 2020 teremos algumas mudanças começando pela cidade-sede.

O tempo passa realmente muito rápido que às vezes não sentimos — principalmente com o esporte. A sensação é que há sempre um calendário pronto, como de quatro em quatro anos ocorrer Copa do Mundo, um ano antes Copa das Confederações, dois anos antes Olimpíadas, e assim por diante. Mas, sempre tem uma mudança.

Em meio a semana que saiu a notícia sobre o novo Mundial Interclubes, também devemos lembrar sobre a nova Eurocopa, que não é este ano, mas que ano que vem estará aparecendo nas telinhas entre junho e julho.

Em junho de 2012, o então presidente da UEFA, Michel Planiti, anunciou que a competição no ano que vem terá uma cara nova: as 24 seleções disputarão o título em várias cidades-sedes e não somente uma, como nos outros anos.

Isso é ao fato de, não somente, por ter tido várias cidades se candidatando ao cargo, mas também, em comemoração ao 60 anos da competição. A edição especial da Eurocopa, no ano que vem, contará com 12 cidades-sedes, iniciando com a partida de abertura em Roma e a final em Londres.

Todo esse planejamento (de anunciar a decisão em 2012) é devido ao fato de que, assim como acontece em Copa do Mundo ou até mesmo Olimpíadas — mesmo que não seja organizada pela FIFA —, os países precisam de uma organização e investimento.

A classificação para o torneio ocorre pela Liga das Nações e pela própria eliminatória que começará nesta quinta-feira (21).

Eliminatórias

Em sorteio realizado em dezembro do ano passado, em Dublin, na Irlanda, ficaram decididos os grupos de cada uma das 55 seleções que disputarão as vagas entre 21 de março deste ano e 31 de março do ano que vem. São dez grupos com cinco a seis seleções.

Confira aqui todos os grupos:

Grupo A:

Bulgária

Inglaterra

Kosovo

Montenegro

República Tcheca

Grupo B:

Lituânia

Luxemburgo

Portugal

Sérvia

Ucrânia

Grupo C:

Alemanha

Belarus

Estônia

Holanda

Irlanda do Norte

Grupo D:

Dinamarca

Geórgia

Gibraltar

Irlanda

Suíça

Grupo E:

Azerbaijão

Cróacia

Eslováquia

Hungria

País de Gales

Grupo F:

Espanha

Ilhas Faroe

Malta

Noruega

Romênia

Suécia

Grupo G:

Áustria

Eslovênia

Israel

Letônia

Macedônia

Polônia

Grupo H:

Albânia

Andorra

França

Islândia

Moldávia

Grupo I:

Bélgica

Cazaquistão

Chipre

Escócia

Rússia

San Marino

Grupo J:

Armênia

Bósnia

Finlândia

Grécia

Itália

Liechtenstein

Londres, Munique, Roma, Baku, São Petersburgo, Bucareste, Amsterdam, Dublin, Bilbão, Budapeste, Glasglow e Copenhague estarão recebendo os jogos entre 12 de junho a 12 de julho do ano que vem. Roma sediará a abertura, no Estádio Olímpico e o Estádio de Wembley, em Londres, sediará a grande final. As 24 seleções classificadas serão distribuídas em seis grupos com quatro seleções em cada um. As duas melhores seleções passarão para a fase final, tendo uma repescagem entre o terceiro lugar de cada equipe.

Fonte: Globalnoticias.pt

Um comentário sobre “Eurocopa 60 anos

Os comentários estão desativados.