Começou o Campeonato Brasileiro Feminino A-1 neste fim de semana. A competição conta com 16 clubes, sendo 14 remanescentes e dois oriundos do Brasileirão Feminino A-2 de 2018, o Vitória-BA e Minas Icesp-DF.
—————————————————————————————————————————
A novidade desta temporada é a transmissão dos jogos pelo Twitter. Uma parceria entre a plataforma e a Confederação Brasileira de Futebol irá transmitir os confrontos dos times femininos.
Manoel Flores, diretor de competições da CBF, ressaltou em entrevista que “O Twitter é uma plataforma que sempre está ao lado do esporte e do futebol. Vê-la apostando no feminino, e tendo em vista a visibilidade que a plataforma pode dar, nos enche de esperança para o futuro da categoria”.
Com esse avanço para a modalidade feminina, Ponte Preta e Corinthians, Campeão Brasileiro Feminino de 2018, foi o primeiro duelo na tarde de sábado, no estádio Manuel Francisco Ferreira, em Balsamo, São Paulo. O Timão estreou goleando a Macaca por 4 a 1. Giovanna Crivelari abriu o placar e marcou duas vezes no primeiro tempo, Gabi Zanotti e Millene fizeram os outros dois. Joelma diminuiu a vantagem para a Ponte aos 34′ da etapa final.
São José e Minas Icesp também se enfrentaram na mesma tarde. Fernanda, Michele e Tayane balançaram a rede para o clube paulista e venceram o duelo por 3 a 1. Nycole fez o gol de honra para a equipe do Minas.
Quem saiu vencendo fora de casa na primeira rodada foi o Audax-SP. Ele ganhou do Vitória, no Barradão, por 1 a 0 com gol de Guyd, que só aos 36′ do segundo tempo mandou a bola na rede.
Outra goleada foi das Sereias da Vila contra o Foz Cataratas-PR. Alanna, Glaucia e Rita Bove resolveram a partida marcando 3 a 0 para a equipe feminina do Santos.
Já no Sul do país, o Kindermann de Santa Catarina venceu a Ferroviária-SP. As equipes se enfrentaram no estádio Carlos Alberto Costa Neves que, só uma única vez teve suas redes balançadas por Bruna, do time catarinense.
No Norte do Brasil, o Rubro-Negro da Gávea foi fazer sua estreia contra o Iranduba, na Arena Amazônia. Raíza marcou dois e Juliana um na vitória do Flamengo Marinha sobre o Hulk da região metropolitana amazonense.
Agora no Nordeste, mais especificamente na Arena Pernambuco, teve o Colorado se dando muito bem. Com um placar de 5 a 0 sobre o Vitória Pernambuco, o técnico Maurício Salgado venceu sua primeira partida no Brasileirão Feminino à frente do time de Porto Alegre. Nana, Sasha, Jhe e Moretti, duas vezes, fizeram o belo placar do confronto.
O último jogo da rodada irá ocorrer somente no dia 20 de março, às 15 horas, entre São Francisco-BA e Sport-PE, no estádio Junqueira Ayres, na Bahia.
Em 2019, o calendário do torneio terá 134 jogos e turno único, sem divisão de grupos. Após as 15 rodadas de confronto, somente oito equipes irão seguir para as quartas de final.