Play Like a Girl – A mulher no e-sports

O criador da campanha

Silvio Borges, 34 anos, nasceu em São Paulo, mas mora em Curitiba desde o final de 2003. Formado em Ciência da Computação pela Federal e com três pós graduações na área, a vida de Sílvio sempre foi focada no TI.

Dia 9 de março de 2018, Sílvio chegou à Cooldown E-Sports, uma hamburgueria com experiência completa em entretenimento para amantes e entusiastas de E-Sports, jogadores ou não, e apresentou para a diretoria a ideia de montar um time de “League of Legends”. Para quem não sabe, é um dos maiores jogos de E-sports do mundo.

Como tem formação de coach em League of Legends, ou simplesmente LOL para os mais viciados, Sílvio fez cursos preparatórios para passar o ensinamento para frente e a proposta acabou sendo ampliada durante o ano passado. Montaram seis times de seis modalidades diferentes e começaram a disputar vários campeonatos nacionais representando a Cooldown.

Falando um pouco sobre e-sports

Hoje, os esportes eletrônicos ocupam boa parte das manchetes no cenário nacional e mundial. As premiações são realmente muito elevadas, dependendo do esporte jogado os valores são astronômicos. Lógico que ainda nada comparado com os esportes convencionais como futebol, vôlei, basquete etc., mas uma comparação que pode ser feita é usando o LOL como exemplo: a final dele ocorreu no estádio da Copa do Mundo na China e o público total foi maior do que em uma final da NFL (Super Bowl), que é uma das finais mais esperadas do mundo.

Então, podemos ver que a grandiosidade de um evento de e-sports está tomando proporções gigantescas. Hoje temos o League of Legends, Counter-Strike, Overwatch, Rainbow Six, Dota 2 e cada vez mais existem infinidades de jogos que surgem.

O público alvo vai dos 13, 14 anos até 20, 30, 40 anos. Tem o público que joga e tenta ser um pró player, que é o jogador profissional, o público que joga por lazer, por diversão, e também tem aquele que assiste, que é apenas o simpatizante. Vemos pela ESPN, Sportv que são canais de esportes convencionais criando departamentos inteiros de e-sports.

Podemos constatar também empresas como a Havan e clubes de futebol que estão investindo na modalidade, como o Corinthians, Santos e o Flamengo, que é um exemplo e tem uma equipe conceituada no Campeonato Brasileiro de League of Legends. Os times estão vendo o valor em ter jogadores de e-sports, sem contar que é muito mais barato do que um atleta de futebol. O salário de um jogador que vai da base para o profissional paga quase uma equipe inteira de e-sports.

Play Like a Girl

Em 2019, nossa proposta foi ampliar o debate e apontar a urgência do tema de combate à violência contra a mulher. Para isso, nossa equipe idealizou a campanha #PlayLikeaGirl com abrangência nacional, tendo suporte de muitas pessoas e parceiros que entenderam a gravidade do tema e literalmente vestiram a camiseta da campanha.

A violência contra a mulher é um problema social e de saúde pública que atinge todas as etnias, religiões, escolaridades e classes sociais. É uma violação de direitos humanos e liberdades fundamentais. Por isso, este tipo de violência não pode ser ignorado ou disfarçado e precisa ser denunciado por toda a sociedade.

A violência pode se manifestar de várias formas, com diferentes graus de gravidade. Geralmente, em episódios repetitivos e que, por vezes, costumam ficar encobertos pelo silêncio e/ou medo.

Por entendermos a importância deste trabalho, estamos apoiando através dessa campanha a ONG Todas Marias, para que consigam dar continuidade ao excelente trabalho que vêm desenvolvendo. Para isso, produzimos camisetas da campanha e parte dos valores recebidos com as vendas serão destinados à ONG.

Todas Marias é uma organização não governamental (ONG) engajada na busca pela conquista efetiva dos direitos e igualdade das mulheres perante à sociedade. Tem como principal objetivo auxiliar mulheres segregadas que sofreram e ainda sofrem abusos e violência de qualquer natureza, oferecendo suporte que possibilitem tirá-las da dependência econômica, social e emocional de seus abusadores. E também auxiliar homens que são vítimas de violência de suas parceiras, agressores que se dispuserem ao tratamento e filhos para encaminhamentos terapêuticos.

Além disso, a campanha serve de incentivo, para que as mulheres tenham o mesmo reconhecimento independente de qual modalidade elas decidam se profissionalizar.

Parceria com o Rainhas do Drible

A campanha Play Like a Girl e o Rainhas do Drible tem em comum a defesa da igualdade de gênero e de que as mulheres merecem seu lugar, seja no futebol ou no e-sports. Acredito que vocês são referência e tem bastante público feminino, que gosta do conteúdo apresentado por vocês. Rainhas atingiu um público muito interessante, que se identifica, que busca um espaço e também se interessa pelo esporte.

A parceria seria no sentido da gente levar ao público de vocês um pouco do e-sports, para incentivar as meninas que jogam e que tem interesse. E ao contrário também, o nosso público do e-sports, que se interessa por futebol, conhecer o trabalho de vocês e apoiar as mulheres seja onde for.

Foto: Cooldown E-sports