Ontem (14), no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o conhecido Pacaembú, em São Paulo, ocorreu um evento incrível restrito à imprensa, organizado pela Nike, para lançamento dos novos uniformes para a Copa do Mundo Feminina, que foram os primeiros feitos exclusivamente para o corpo das mulheres. A frase da campanha, “Mulheres Guerreiras do Brasil”, vem estampada no interior das camisas, para que seja sempre lembrada a superação de todas as jogadoras que já passaram pela Seleção Brasileira.
Além disso, a marca está com novos projetos, que foram apresentados no mesmo evento e são extremamente importantes para o crescimento do futebol feminino no país. Eu estive presente e trago detalhes dessas novidades para vocês.
A apresentação foi feita pela humorista Letticia Munniz, fundadora do Jogue Como Uma Garota FC, projeto com apoio da Nike que junta meninas e mulheres que queiram jogar o futebol amador, sabendo ou não. Ela recebeu no palco a diretora de marca para Mulheres da Nike do Brasil, Martina Valle, que declarou que o esporte é um agente de transformação no mundo inteiro e, principalmente aqui em nosso país, essa transformação só ocorrerá com uma mudança de mentalidade do futebol.
Também foi convidada a primeira treinadora da história da Seleção Brasileira, Emily Lima, atual técnica da equipe feminina do Santos, para mudar a percepção da mulher no esporte, incentivar a prática esportiva em todas as idades e níveis técnicos e para apresentar o Nike Futebol Clube, uma plataforma real de acesso à prática do futebol com foco exclusivo nas mulheres.
Os treinos serão semanais para 84 meninas, divididas em duas seções de 42 jogadoras, e ocorrerão na quadra da Nike, localizada no Parque do Ibirapuera. Uma vez por mês os treinos serão realizados no Pacaembú para 200 meninas. Para realizar a inscrição, basta entrar no site www.nike.com.br/sp e aproveitar, pois não tem custo algum.
Logo em seguida, tivemos uma das maiores novidades do evento. Lucas Maniezo, diretor de marketing esportivo da Nike do Brasil, anunciou a primeira Nike Premier Cup Feminina do mundo. Isso mesmo! A pioneira mundialmente falando será aqui! Será nos dias 06 e 12 de maio, no Centro de Treinamento da base do Corinthians, e tem como objetivo revelar novas grandes estrelas para a modalidade.
Além de todas essas inovações, rolou um bate-papo com a atleta da Seleção Brasileira e do alvinegro paulista, Adriana Silva; a jogadora do Centro Olímpico e campeã da Libertadores sub-14, Luiza Fontes; e Juju Gol, que foi a primeira menina federada no Brasil a jogar com meninos em competições oficiais aos 7 anos de idade, e hoje é atleta do Paris-Saint Germain aos 9.
Depois, todas as mulheres da imprensa puderam participar de um treino no gramado do Pacaembú, juntamente com as meninas dos projetos de futebol feminino e, ao fim do evento, recebemos uma mega surpresa: fomos presenteadas pela Nike com a camisa maravilhosa que nossas mulheres guerreiras usarão na França.
O passo dado na noite de ontem foi importantíssimo à modalidade. Dar apoio, visibilidade e estrutura para todas as nossas meninas que sonham em ser ou já são jogadoras de futebol é fundamental para conseguirmos uma mudança significativa em relação ao pensamento retrógrado da sociedade. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser. Valeu, Nike!