Porque somos muito mais!

Dia 08 de Março: Dia Internacional da Mulher. Dia de exaltar aquelas que estão na luta, na rua, brigando por um lugar ao sol, à lua… dia de reconhecer nossa provação, a dor e alegria de ser mulher.

Sim, porque nem tudo são flores e mensagens de “parabéns”! Aliás, essa parte é fácil, não é? Mas e os outros 364 dias que estamos trabalhando duro, em casa, no escritório, na sala de redação, no campo, no estádio? E os outros dias que temos que fingir não ser atacadas com olhares, palavrões, com julgamentos? Nestes outros dias, comuns, a voz da maioria se cala, inclusive de muitas mulheres.

Mas não daquelas que sabem que podem mais, que merecem mais! Não a voz das mulheres do esporte, esta dificilmente se calará! E sabe por quê? Porque se elas escolheram ali estar, elas sabem o que terão que enfrentar, quem terão que enfrentar, e lhes digo… é muito mais que apenas lutar! É saber que estará, dia após dia, num ambiente ainda mais machista que o habitual, que julga muito mais que apoia, que limita muito mais que evolui que segrega muito mais que une.

Ser mulher e trabalhar, não só no futebol, mas em qualquer área do esporte, seja em que profissão for – atleta, jornalista, apresentadora, médica, assistente – é muito mais que matar um leão por dia! É travar batalhas solitárias contra exércitos que parecem intermináveis, e onde são incontáveis o assédio, medo, dor física e mental, insegurança, os sapos e choros a engolir. Mas desempenhamos com respeito, cuidado, ética, carinho, dedicação, perseverança e força, e um algo a mais que nem nós sabemos direito o que é, só sabemos que não nos deixa desistir. Batalhas, não apenas para ser reconhecida, mas para buscar o mais simples: o nosso direito de trabalhar no esporte e o respeito acima de tudo!

Sabemos que não será fácil, que a luta é diária, e tá só no começo. Que vamos suar muito, chorar, gritar por dentro, mas vamos resistir. Mas somo mulheres, somos guerreiras, e no esporte, somos ainda mais! Trazemos este dom de sentir vibrar no peito a emoção e a paixão do esporte, e transmitir isso através do trabalho, da nossa alegria em estar ali, mesmo contra tudo e contra todos.

A estas mulheres, que amam o futebol, o esporte, o nosso sincero parabéns! Vocês são a representação da essência do que é uma mulher!

divulgação