Quando o Real Madrid anunciou a contratação do menino de apenas 16 anos, na época, jogador do Flamengo muitos especularam que ele iria ficar jogando em vários clubes até firmar-se no time merengue. Isso, se ele firmasse no clube.
Já era visto nas redes sociais questões como “imagina Vinicius Junior e Cristiano Ronaldo jogando juntos”. Imaginavam o ex-Flamengo jogando com os titulares do time que estava tornando-se, pela terceira vez seguida, campeão da Europa e sendo treinado pelo técnico francês Zidane.
Mas, após a vitória da última Champions League, o cenário mudou em Madri.
Zidane pediu demissão três dias após ganhar a terceira Champions League e Cristiano Ronaldo também deu adeus ao clube merengue depois de nove anos.
Assistir a um jogo do Real Madrid com uma equipe que joga há mais de cinco anos juntas já era normal. Chegar em uma final de Champions League também já não era tanta novidade. O problema foi acostumar ao torcedores que Ronaldo e Zizou não estariam mais ali.
A janela de transferência pós Copa sempre surge com muitas mudanças. Uns vão e outros vem. A saída do ex-jogador e técnico francês, trouxe ao comando madridista o antigo técnico da Roja, Julen Lopetegui. Florentino Pérez, presidente do clube, para suprir a ausência do camisa 7, contratou o atacante dominicano Mariano Díaz. E, com recém completados 18 anos, Vinicius Junior foi apresentado ao Real Madrid.
Em Madri, Vinicius Junior treinava com a equipe principal e passou a jogar pelo Castilla, time B do Real Madrid. Os vídeos nos treinos impressionaram bastante e mostrava o interesse da imprensa em saber quando o brasileiro iria atuar pela equipe principal. Na época, o jornal espanhol Marca citou que Lopetegui ficou feliz do atacante não se incomodar em atuar pelo time B e, o próprio jornal, especulou que sua estreia pela equipe principal aconteceria em breve.
Vinicius foi usado duas vezes, sobre comando de Julen Lopetegui, em uma partida contra o Alavés e o clássico de Madri. No entanto, só somava 12 minutos em campo.
Os resultados negativos da equipe fizeram com que o Real Madrid precisasse passar por mais uma mudança. Com menos de três meses comandando os merengues, o técnico espanhol foi demitido, depois da derrota de 5×1 para o Barcelona na La Liga. Era hora de ver a estrela brilhar? Para assumir o cargo, chamaram o argentino Santiago Solari.
“Ele vai trilhar seu caminho”, disse o capitão Sergio Ramos em pergunta a repórter Tati Montovani, do Esporte Interativo. Para Ramos, é necessário que ocorra esse período de adaptação, principalmente ao jovem brasileiro. O capitão não negou o talento do jogador: “é inquestionável sua qualidade e seu grande talento”.
A estreia de Vinicius Júnior, como titular pela equipe principal, aconteceu em outubro do ano passado pela Copa do Rei. Em partida válida para disputa da ida às oitavas de final, o Real Madrid visitou o time de terceira divisão espanhola, Melilla. Essa mesma partida, marcou a estreia do técnico Solari.
Logo na estreia, o time merengue goleou a equipe por 4 a 0, com participação de Vinicius em dois gols: de Marco Asensio e do lateral direito Álvaro Odriozola. No jogo de volta, em dezembro, Vinicius Junior escutou aplausos no Santiago Bernabéu após mais uma bela atuação com direito ao seu primeiro gol e a assistência em uma partida que terminou 6 a 1 para o time da casa e classificação às oitavas da Copa do Rei, feito que não acontecia desde 2014.
Em 2019, para felicidade dos madridistas e dos torcedores brasileiros que admiram o bom futebol do jovem, podemos ver que Solari está cada vez mais atuando com Vinicius Junior na equipe.
Dupla com Karim Benzema
O sucesso do brasileiro em campo se deve muito ao seu desempenho. Benzema, em entrevista após a vitória contra o Ajax pela primeira partida das oitavas de final da Champions League, revelou que gosta de jogar com Vinicius não somente por ser jovem: “não há idade para jogar bem. Ele nos escuta muito, trabalha muito e sabe se portar na partida”.
Para Vinicius Junior, o companheiro o ajuda para que ele possa fazer o melhor e ajuda a equipe também.
Capitão fala sobre manter a calma
Como já havia dito aqui, Sergio Ramos não negou o talento do atacante brasileiro. Depois do jogo contra o Ajax, que Vinicius Junior deu assistência para o gol do Benzema, em entrevista ele pediu para não colocarem tanta pressão no garoto de 18 anos e lembrou sobre Marco Asensio, que foi utilizado pelo técnico francês na temporada 2017/18, mas agora perdeu espaço com o técnico argentino.
Titularidade absoluta?
No último domingo (17), em partida pela La Liga, o Real Madrid enfrentou o Girona no Santiago Bernabéu. Vinicius Junior entrou no segundo tempo, no lugar de Lucas Vázquez, que fez dupla de ataque com o Benzema.
Véspera da partida, o jornal espanhol As estampou em sua capa que o atacante é “intocável” a equipe merengue. Um dia depois a derrota, o mesmo jornal apontou um baixo rendimento do time vem em conta por Vinicius não ter sido titular.
Solari, em entrevista antes da partida de domingo, disse que Vinicius Junior tem uma “projeção muito impressionante” e que a equipe está contente pelo desempenho.
Lembrando que o auxiliar técnico e tecnológico Matheus Bachi e preparador físico Fábio Mahseredjian do técnico Tite embarcaram na semana passada para acompanhar alguns jogadores.
Será que teremos Vinicius Junior atuando pela Seleção Brasileira na Copa América?