A convite da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro as Damas do Esporte transmitem os jogos do Campeonato Carioca de 2019 com equipe inteira feminina.
O início da parceria com a federação começou em agosto de 2018. Antes, era apenas para o programa “De Papo com as Damas” na rádio Ferj , às segundas-feiras, no horário das 19 horas que acontece até hoje.
A jornalista Luciana Zogaib, foi finalista do reality “Narra quem sabe” para a Copa do Mundo, do canal Fox Sports e é uma das idealizadoras do site “Damas do Esporte” junto com outras amigas da época da pós-graduação Fernanda Pizzotti, Raphaela Curty e Simone Saltiel.
No final do ano passado, ela participou como repórter da final do Campeonato Brasileiro Feminino pela CBF TV. Também foi convidada para narrar a final do Campeonato Carioca Feminino junto com as outras damas.
A partir desse momento, surgiu o interesse da Ferj em cobrir todo o Campeonato Carioca de 2019, que deu mais uma oportunidade para mulheres no universo do futebol masculino e concretizou essa parceria.
Antes, somente os jogos de times menores eram feitos pela rádio. Para a competição deste ano, houve um investimento exclusivo para a transmissão feminina com a criação de uma segunda rádio, como conta a narradora Luciana em entrevista ao Rainhas do Drible.
“Essa rádio 2, que é onde a gente tá transmitindo, foi montada exclusivamente para isso. Então foi feito todo um investimento, compraram todo equipamento, contrataram operadores que vão com a gente para o estádio.”
Com isso, as Damas começaram a fazer um jogo por rodada. Os outros, são feitos pela antiga equipe da Ferj que já fazia os jogos do times pequenos. Elas ainda têm a ajuda de Airton Silva, operador de áudio apelidado de “Rei das Damas”, que também pode substituir a Luciana nas narrações, caso ocorra algum imprevisto.
“Durante a transmissão eu narro, Geralmente a gente tem duas repórteres. Uma pra cada time e um comentarista. A gente vai revezando isso…” completou a narradora.
A equipe de transmissão do Campeonato Carioca conta também com o apoio da repórter Karina Gomes. Ela já trabalhou em outras transmissões pela Rádio Web. Hoje ela completa o time quando algumas das outras integrantes não pode comparecer devido a outros compromissos.
No estadual do ano passado, Luciana já tinha dado seu primeiro passo como narradora ao assumir uma transmissão inesperada por conta do atraso de colega. Este ano, o momento mais difícil foi narrar o Fla x Flu na semifinal, por ela ser flamenguista e também por ser o primeiro clássico narrado ao vivo.
O projeto das amigas começou antes dos Jogos Olímpicos de 2016. A narradora oficial do time e do Campeonato Carioca, Luciana Zogaib, contou-me em entrevista que a ideia inicial do site era outra, diferente do que já tinha na época.
“Tivemos a ideia de criar um site. Na verdade não era pra fazer um site tipo de notícias. Até porque, a gente não teria como concorrer com tanto veículo que tem. Então, era mais pra gente fazer algumas matérias, com um olhar feminino e tentar abordar também alguns esportes que não eram tão explorados assim pela mídia.”
O Damas do Esporte, ainda teve a ausência de Raphaela Curty que foi morar em Portugal. Foi preciso buscar uma substituta durante esse período. Paula Hirdes, amiga de infância e dos tempos de ginástica olímpica de Luciana, entrou para o time para dar as cartas.
Recentemente, Raphaela retornou para o Brasil de férias e está participando das transmissões. Ela irá voltar também para o “De Papo com as Damas” fazendo um apanhado dos jogadores brasileiros que estão jogando na europa e com algumas gravações.
A troca com os ouvintes também tem sido positiva, mas ainda é preciso enfrentar algumas barreiras e lidar com as críticas, segundo a narradora.
“Obviamente que é algo novo, que para muitos desperta a curiosidade. Para outros é totalmente inviável. Algumas pessoas realmente tem um preconceito grande. Não gostam. Não querem nem ouvir. Tem sido legal! Deu uma maneira geral tá sendo interessante. Quando você começa a colocar isso para um público é difícil saber administrar as críticas, até os elogios. mas principalmente as críticas.” – Ela contou, inclusive, que evita olhar os comentários para não desanimar e nem perder o foco.
Sobre as expectativas para as transmissões no restante da competição e importância dessa parceria para a representatividade feminina no esporte, Luciana conta que são muito boas e que o saldo de aprendizagem está crescendo.
“Acho que a gente também está numa crescente pela prática que a gente estamos começando a pegar. Ainda é tudo muito novo pra gente. Narrar com sequência e em rádio é muito difícil e diferente. Então está sendo um aprendizado. A gente espera que vai chegar na final do campeonato já com um nível melhor.”
A CBF divulgou esse ano um calendário maior atendendo as exigências da Conmebol. Em relação ao cenário do futebol feminino a perspectiva também é boa aos olhos da narradora.
“Acho que vai abrir muitas portas, tem um caminho a ser explorado nesse mercado, porque o futebol feminino também tende a crescer. Então a gente vai ter um campeonato feminino maior, com mais clubes e eu creio que em breve existam outras oportunidades não só em rádio, mas também em TV, nessas plataformas de streaming… Acho que a própria CBF TV vai explorar mais o campeonato brasileiro feminino“
Escute a narração do gol que classificou o Fluminense, no clássico Fla x Flu, para a final da Taça Guanabara: