Trabalho, evolução e consistência: o Santos de Sampaoli

O anúncio da contratação de Jorge Sampaoli como técnico do Santos Futebol Clube gerou muita dúvida entre torcedores e jornalistas. O trabalho do argentino na equipe do litoral paulista foi bastante questionado por conta do perfil dele até mesmo na Seleção Argentina. Porém, o Campeonato Paulista teve início e, com apenas três rodadas, Sampaoli vem agradando bastante. Foram três vitórias em três jogos, tendo um Peixe que surpreende a todos, inclusive aos jogadores.

Em entrevista, o lateral-direito Vitor Ferraz declarou que, apesar da dificuldade com o idioma, o treinador consegue explicar o que ele espera da equipe em campo. “Conseguiu ter a nossa admiração. Um cara muito humano, que cobra bastante, perfeccionista. Podem ver pelo nosso desenho tático, dificilmente um jogador foge daquilo que ele pede. Uma forma de jogar diferente, não é algo normal nos clubes brasileiros. Desde que ele chegou, ele fala muito: “Vocês têm que gostar do balão”. Temos que gostar de jogar com a bola, defender com a bola. É só o começo, logo outros treinadores vão montar esquema para nos enfrentar também, mas estamos treinando formas de surpreender.”

E estão conseguindo! Apesar das poucas contratações que o Santos fez desde a era Cuca, praticamente nulas, o time entrou em ascensão e isso ficou ainda mais evidente com a chegada do técnico argentino. No último domingo (27), no clássico contra o São Paulo, que teve o Peixe como vencedor pelo placar de 2 a 0, a equipe santista mostrou muita consistência e foi a dona do jogo.

Jorge Sampaoli tem 100% de aproveitamento no Paulistão e muita admiração dos torcedores, jornalistas e amantes do futebol que esperavam dificuldade do técnico. Todos estão surpresos com a qualidade do trabalho que o Santos vem mostrando em campo e que, sabemos, é total mérito de Sampaoli.

Foto: Ivan Storti/Santos FC