Mulheres no comando do futebol: é apenas o começo!

Há alguns dias a liga mais valiosa do mundo, a Premier League, anunciou uma mudança de impacto: uma mulher assumirá o comando. Impacto? Na realidade, o normal seria ser apenas mais uma “nomeação” de cargo no futebol. Porém, quando se trata de mulheres assumindo o comando, é algo que chama atenção, felizmente ou infelizmente.

Susanna Dinnage é a mulher que se torna a primeira Diretora Executiva da liga Inglesa, e que substituirá, ao final deste ano, Richard Scudamore, atual diretor da liga e que se encontra no cargo desde 1999. Hoje, ela é presidente do canal “Discovery’s Animal Planet”, e terá o desafio maior de dar maior foco nas receitas televisivas, uma das principais fonte de renda da Premier League.

Em entrevista, Susanna fala do quanto a Premier League significa para tantas pessoas ao redor do mundo e comenta: “a oportunidade de liderar uma organização tão dinâmica e inspiradora é um grande privilégio. Estou ansiosa para estender o sucesso da liga por muitos anos, com o apoio dos clubes e da equipe.”

Na realidade, sabemos que o maior desafio dela será exatamente este: depender e muito do apoio e adesão dos clubes, mas principalmente de sua equipe. Mas esperamos, e acreditamos, que as próximas cenas deste capítulo nos indiquem que o que irá acontecer é o desenvolvimento de um ótimo trabalho, com ambiente a seu favor.

Pensando pelo lado positivo, é bom que chame bastante atenção do mundo – mais uma mulher assume um cargo de alta gestão no futebol! Mais uma história a ser contada por estas mulheres que estão abrindo as portas às outras e que servem de inspiração. E que grande passo dá a Premier League, não só em quebrar paradigmas, mas principalmente em levantar uma bandeira, a nossa bandeira: mulheres no futebol são tão profissionais quanto os homens.

Divulgação