Categorias de base do Santos surpreendem no Paulistão 2018

Famosa por revelar grandes craques não só para o futebol brasileiro, como também mundial – exemplo de Neymar Júnior, Robinho e, recentemente, Rodrygo (negociado com o Real Madrid) –, as categorias de base do Santos Futebol Clube não tiveram o rendimento esperado no Campeonato Paulista de 2018.

A equipe sub-15 do clube do litoral paulista é a única que continua viva na disputa da competição estadual, e enfrenta o rival Palmeiras na semifinal. Já os times sub-11, 13, 17 e 20 sofreram eliminações precoces, sendo elas nas quartas de final, oitavas, semi, quartas e primeira fase, respectivamente. Todas essas cinco quedas fizeram com que a base santista tivesse o pior desempenho da década nesse campeonato.

Com exceção do Paulistão, abrindo a análise para outras disputas, os destaques das categorias de base do Peixe foram: sub-13 campeão da Copa Ouro, tendo 100% de aproveitamento; sub-15 no terceiro lugar da Copa Nike, mas eleito o melhor time da competição; e sub-17 que permanece na Copa do Brasil, mas foi eliminado na primeira fase do Mundial de Clubes, que ocorreu na Espanha.

Tais números espantam aqueles que acompanham o futebol, já que a base santista é uma das referências para o esporte aqui no Brasil. E é de conhecimento de todos que as categorias de base são de extrema importância, pois de lá saem diversos talentos que possuem grandes chances de subirem à equipe profissional e darem início a uma carreira brilhante.

Foto: Reprodução/Santos FC