Saudações Rubro – Negras, parabéns Nação!

Se hoje é dia de Flamengo, amanhã dia 28 de outubro, é dia do flamenguista. Por isso, vamos fazer uma homenagem, um pouquinho antecipada à nação rubro negra que veste e honra o manto sagrado. Mas antes, é importante conhecer a história por trás da data.

Em 2007, a lei do “dia do torcedor flamenguista”, foi proposta pelo vereador Jorge Mauro e sancionada pelo prefeito César Maia, passando assim a fazer parte do calendário da cidade, visto que justamente no mesmo dia, é comemorado o dia de são Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo.

Antes de ser oficialmente o dia da nação, em 1956 os torcedores do rubro negro carioca tiveram um dia e tanto para comemorar. No mesmo ano e no exato dia 28 de outubro, ocorreu a maior goleada da história do maracanã. A partida era contra o São Cristóvão, o time comandando pelo técnico Paraguaio Fleitas Solich, tinha na equipe estrelas como Zagallo, Joel e o capitão Evaristo e o placar foi 12 x 2 para o mengo.

Neste domingo (28), é o dia da nação vestir o manto e comemorar seus quase completos 123 anos sem saber o que é rebaixamento. Passar a vida toda na elite do futebol é para poucos. Além disso, temos uma lista de fatos para serem comemorados:

Como se não bastasse ser o único carioca campeão do mundo, o Flamengo também é o maior campeão do estado e o maior campeão brasileiro entre os times do Rio. Já nos clássicos com seus principais rivais, é o maior vencedor de todos eles: Fla x Flu, Fla x Vas (ou clássico dos milhões) e Fla x Bot (clássico da rivalidade). O time é também considerado patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro.

O fato de ter a maior torcida do Brasil e há quem diga que também do mundo, faz com que sua torcida seja chamada de nação.

Foto // Reprodução: O Lance!

Mas e essa história de que o Flamengo não tem estádio? Quem disse? O Fla tem vários estádios, pois não importa aonde vai, sua nação lota todos.

E nesta temporada especialmente, que além de sempre dar um verdadeiro show, levantando e mantendo a confiança do time que vive uma ótima fase e segue firme na briga pelo título do campeão brasileiro, é do Mengão os cinco maiores públicos do campeonato Brasileiro em 2018. Assim, ainda temos a camisa 12, que é o número ao qual representa o torcedor rubro-negro, pois é o 12º jogador em campo.

E é por isso que essa torcida merece ser homenageada tendo o seu próprio dia para comemorar.

Não é atoa que seu lema é Raça, Amor e Paixão. Porque a torcida honra o manto sagrado e a paixão, o amor é inexplicável.

Quando sua torcida canta: “Onde estiver, estarei”, eles cumprem o que dizem.

O Flamengo não tem somente uma torcida, o Flamengo tem uma nação!

Feliz dia do Flamenguista!

Foto // Reprodução: Torcida do Flamengo