O sonho do acesso dos times goianos

Janayna Carvalho

O futebol chegou ao estado de Goiás através do engenheiro Valter Sócrates do Nascimento. As três principais equipes do futebol Goiano atualmente são o Goiás esporte Clube, Vila Nova Futebol Clube e o Atlético Clube Goianiense.

Equipes com grande tradição no estado, possuem um grande número de conquista no futebol estadual, sendo referência para outras equipes por lá.

Disputando atualmente o Campeonato Brasileiro série B, que está chegando ao fim, onde vão sendo decididos quais times terão acesso a elite do futebol brasileiro. Os times goianos seguem firmes nessa disputa, com uma diferença bem pequena entre as três equipes, até a 32 rodada.

O Goiás, esteve na série A 39 vezes, é a equipe goiana que esteve mais vezes presente por lá. Atualmente é o segundo colocado da tabela com 53 pontos e precisa de apenas mais 3 vitórias para se garantir na série A de 2018, eles apresentam maiores chances de conseguirem o tão esperado acesso. Os esmeraldinos nos próximos 6 jogos contam com a vantagem de ter 3 disputas em casa, essas disputas teram um confronto direto com o Avaí na próxima sexta (26), que pode ajudar as outras duas equipes.

O Vila Nova é o quinto colocado com 51 pontos, da mesma forma que o Goiás, terá 3 jogos em casa, porém sem nenhuma disputa direta pela vaga. Com uma das torcidas mais apaixonadas do centro oeste as chances do acesso é real e deixa os vilanovenses cheios de esperanças.

O Atlético-go vêm de um recém rebaixamento, a má atuação no brasileirão 2017 fez com que o time descesse outra vez para a série B, a equipe tenta novamente o acesso, em sexto lugar conta com 48 pontos as falhas devem ser reduzidas para quase zero, para conquistarem essa importante passagem. Com mudança recente de técnico o Dragão, assim como as outras equipes, terá três jogos em casa.

Com as três equipes conseguindo o acesso, será a primeira vez na história do futebol brasileiro que os principais times goianos subirão juntos para a Série A. Além de feito inédito para o futebol goiano, será a primeira vez que o Vila Nova atingira a elite do Futebol Brasileiro.