Coritiba Football Club – Tua camisa alviverde para sempre hei de amar

Fundado em 12 de outubro de 1909 por descendentes de alemães, o Coritiba, ou Coxa como costumam chamar seus torcedores, completa 109 anos de história. Por mais que o clube não viva o seu melhor momento, isso não diminui o seu valor, suas histórias e conquistas, que jamais poderiam ser deixadas de lado e é motivo de orgulho para a torcida Coxa-Branca.

Um pouco de história

Inicialmente no ano de 1905, um grupo de rapazes que eram associados do Clube Ginástico Teuto-Brasileiro, começam a praticar futebol em um terreno atrás da Força Policial do Estado. No ano de 1909, os curitibanos então começam a trocar correspondência com os pontagrossenses, também apaixonados pelo esporte e planejam uma primeira partida.

Os curitibanos então se reúnem no dia 12 de outubro para acertar os detalhes da viagem para a partida em Ponta Grossa, que ocorreu no dia 24 de outubro com vitória de 1×0 para o time pontagrossense.

Foi então fundado, no dia 27 de outubro de 1909, o primeiro clube de futebol do Paraná. E por ideia do presidente recém-eleito, a data oficial de sua fundação ficaria 12 de outubro de 1909.

Coritiba Football Club, que anteriormente era chamado de Coritibano Football Club, mudou de nome no dia 21 de abril de 1910 devido a aprovação do seu primeiro estatuto.

Títulos

Quando falamos em um time de futebol e suas histórias, não podemos deixar de falar em títulos e o Coritiba possui números históricos. Em 1985, foi o primeiro clube do estado a ganhar um Brasileiro, acabando com a hegemonia de clubes do Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul, que não era quebrado desde 1971.

Ele também conquistou o Torneio do Povo em 1973. Esse Torneio reunia os clubes com as maiores torcidas dos estados brasileiros e foi idealizado pelo Atlético Mineiro e Flamengo. Seus principais organizadores eram os próprios times, os principais eram Flamengo, Corinthians, Coritiba, Internacional, Atlético-MG, Bahia, Santa Cruz e Ceará.

E um dos maiores motivos de orgulho para o clube e seu torcedor, a Fita Azul (infelizmente não foi uma competição oficial), que era um prêmio dado aos clubes que, depois de excursões internacionais voltavam invictos para o Brasil. No começo a Fita Azul era prestada pela Confederação Brasileira de Desportos, antecessora a CBF, mas acabaram desistindo da ideia.

Foi então que a Gazeta Esportiva, conceituado jornal de São Paulo, decidiu tomar as rédeas e continuar com a premiação. O Coritiba fez sucesso no exterior, depois de duas excursões perfeitas pela Europa e África. Em 1972, o Coxa volta a excursar e retorna ao Brasil com quatro vitórias, dois empates e nenhuma derrota, sendo assim o ganhador da Fita Azul.

Além disso, o Alviverde conta com 38 títulos paranaenses, sendo o atual recordista de taças na história do torneio estadual e o detentor de um hexacampeonato no estado (campeonatos de 1971 até 1976). Ainda podemos citar os dois vice-campeonatos na Copa do Brasil, em 2011 e 2012, e dois Campeonatos Brasileiros da Série B, conquistados em 2007 e 2010.

Evento Especial de aniversário

Para comemorar seus 109 anos, o Coritiba irá promover um evento voltado aos praticantes de corrida de rua. A Coxa Run será realizada no dia 12 de outubro, data do aniversário Alviverde. Esta será a nona edição do evento, que já reuniu cerca de seis mil pessoas inscritas nas provas anteriores.

O vice-presidente do Coritiba, Aníbal Mesquita, explicou que a Coxa Run tem o intuito de trazer ao Couto Pereira não só os torcedores do Verdão, mas toda a comunidade.

Parabéns Coritiba, vovô do Paraná, por seus 109 anos de tradição, seus feitos e sua história jamais se apagarão. Por isso que não importa o que aconteça, seu torcedor estará com você onde você estiver.

Foto: Imagens para Whats