Elas não estão de brincadeira

O Campeonato Paulista de Futebol, é disputado desde 1941 pela categoria masculina, com jogos anuais entre clubes do estado de São Paulo. No feminino, a primeira edição ocorreu somente em 1984, posteriormente entre 1988 a 1996 e em 2003, sendo disputada anualmente desde então.

A forma de disputa é semelhante às disputas já existentes, onde na primeira fase as equipes se enfrentam dentro do grupo em jogos de ida e volta, e os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase da competição.

Nesta segunda fase, cada time disputa novamente as partidas em jogos de ida e volta. Então, os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais que também são disputadas em dois jogos, sendo sempre a última partida com o mando da equipe que fez a melhor campanha na segunda fase.

O Campeonato que teve início no dia 24 de março, encerrará no próximo sábado (6), com o clássico alvinegro: Corinthians x Santos. Ambos os times tiveram campanhas muito parecidas em campo, o que deixou a briga pelo título estadual ainda mais acirrada.

O time do Corinthians, por exemplo, registrou no Paulistão um histórico de 18 vitórias em 21 partidas disputadas, com dois empates. O Timão ainda é dono de 65 gols no Campeonato, acumulando apenas 14 gols sofridos. Do outro lado, as Sereias da Vila, contam com 15 vitórias, quatro empates e duas derrotas, acumulando 67 gols marcados e apenas 15 sofridos.

Engana-se também quem pensa que a disputa acirrada está somente entre o melhor ataque e a melhor defesa. A campanha parecida entre os clubes impactou também na artilharia do campeonato, separando a Adriana, do Corinthians, e a Chú, do Santos por apenas um gol.

Essa decisão, que também marca a reedição da final do Campeonato Brasileiro Feminino de 2017, onde na ocasião o Santos levou a melhor, tem tudo para ser um marco no futebol feminino. Isso porque no jogo de ida da final, as Sereias da Vila venceram o Corinthians por 1 a 0, com o apoio de 13.867 torcedores na Vila Belmiro, sendo o maior público do clube da Baixada Santista em 2018, superando o futebol masculino. É, elas não estão para brincadeira não!

A partida da última terça-feira (2), que foi bastante movimentada, também contou com a transmissão da ESPN Extra, que passou a mostrar as últimas fases do Campeonato Paulista de Futebol Feminino ao vivo e com uma equipe 100% feminina.

Para o próximo jogo da final, o Santos contará com a vantagem de 1 a 0 e, com este resultado, o Corinthians precisa vencer o rival por pelo menos dois gols de diferença para evitar a disputa noa pênaltis.

E como diz o canto da torcida corinthiana: “Teremos que ganhar”. Afinal, o Timão busca sua primeira taça no Paulista Feminino, com um duelo que será realizado no Estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, no Parque São Jorge no próximo sábado (6), às 11h.

E, para você torcedor corintiano ou amante de futebol feminino, temos uma boa notícia: a entrada é gratuita, sendo apenas necessário reservar os ingressos antecipadamente na internet. E aí, quem será que levará a taça para a casa?

Foto: Divulgação/SantosFC