É campeão!

Por: Luisa Lopes

No último sábado (29), o America Football Club conquistou, pela terceira vez, o título de campeão carioca da Segunda Divisão – Série B1. O jogo foi no estádio Nilton Santos contra o Americano, derrotado por 1 a 0.

Tanto o America quanto o Americano já tinham garantido o acesso à elite estadual nas semifinais e agora apenas definiram o título da temporada. No entanto, terão que passar pela Seletiva do Carioca. Essa, que, neste ano, o Mecão não conseguiu avançar de fase e acabou rebaixado novamente para a segunda divisão no Grupo X. Agora, o time tem uma nova chance de disputar a primeira divisão do estadual no ano que vem.

O America Football Club é uma agremiação social e esportiva brasileira do Rio de Janeiro, fundado em 18 de setembro de 1904 – 114 anos recém completos. Por muito tempo disputava de igual para igual campeonatos cariocas, brasileiros e internacionais com outros times de “maior expressão” nos dias de hoje.

Entre as suas conquistas mais relevantes, destacam-se: International Soccer League de 1962, torneio disputado por grandes equipes da época; o Torneio dos Campeões em 1982, torneio organizado pela CBF que contava com os maiores clubes do Brasil; 7 títulos do Campeonato Carioca (1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960); Taça Guanabara em 1974 e Taça Rio em 1982.

O time disputou até hoje pelo menos 158 jogos contra clubes estrangeiros, com 78 vitórias, 35 empates e 45 derrotas, 205 gols a favor e 103 contra. Além disso, já foi alvo de convocações de jogadores para servir a Seleção Brasileira. O America já teve cinquenta e sete jogadores convocados até hoje nas diversas categorias da Seleção Brasileira, sendo o lateral-direito Jorginho o mais conhecido de todos. Os tempos não são os mesmos. Mas o título conquistado merece e foi muito comemorado, por dirigentes, jogadores e torcedores.

Foto: Úrsula Nery/Agência Ferj

Jogadores do America comemorando o título de Campeão Carioca – Série B1