Quer emoção? Fica no Brasileirão!

O Campeonato Brasileiro é uma das competições nacionais mais fortes do mundo, segundo o ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O Brasileirão está na terceira colocação, ficando atrás dos campeonatos: Espanhol e Inglês. A Federação se baseia no desempenho durante as competições internacionais e nacionais dos cinco melhores times de cada território, levando em conta as partidas de 1º de janeiro à 31 de dezembro de 2017.

O período mostra que a atuação do Flamengo, vice na Sul-Americana, e do Grêmio, campeão da Libertadores, contribuíram para a colocação do Campeonato Brasileiro no ranking. A terceira colocação nos mostra o tamanho da dificuldade, da emoção e do equilíbrio desta competição. Então, escolhi falar sobre as características acima para vocês.

Dificuldade

Independente de qual seja a posição na tabela, os 20 clubes da série A passam por dificuldades nas partidas, seja com uma derrota, com um desfalque ou com uma eliminação durante alguma competição.

Emoção

A bolinha que ontem se calou, hoje disparou, ao todo foram 19 gols só neste domingo, fora a partida entre Ceará e Chapecoense que está acontecendo agora na Arena Castelão.

Equilíbrio

Diante da 27ª rodada do campeonato o equilíbrio entre os clubes é visível, principalmente quando se fala sobre o topo da tabela. Atlético-MG, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo estão nas seis primeiras colocações atualmente.

O verdão venceu o Cruzeiro no Pacaembu por 3×1 na manhã de hoje, Lucas Lima abriu o placar, Mancuello empatou para a raposa, mas Hyoran e Gómez garantiram a vitória para o Palmeiras. Para ser líder, o clube precisava secar o São Paulo, que enfrentou o Botafogo, e o Internacional, que enfrentou o Vitória.

Apesar da vitória por 2×1, o time colorado não conseguiu a liderança, mas o prejuízo mesmo ficou para o São Paulo que empatou por 2×2, indo de primeiro para terceiro colocado. Alguém pergunta a marca do secador que o Palmeiras usou? Porque deu certo. E assim vai se encerrando mais uma rodada do Campeonato Brasileiro, aguenta coração torcedor, ainda faltam mais 11 jogos.

Foto: Bruno Oliveira/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo