Prêmio FIFA "The best" 2018 é hoje! Será o fim da hegemonia Messi – CR7?

E então chegou o grande dia… Dia de conhecer quem é o melhor do mundo: Cristiano Ronaldo, Modric ou Salah? Será que a era “Messi – CR7” será interrompida? Talvez! Vamos saber logo mais. A única certeza que temos é que os três merecem o prêmio! E além disso, temos ainda outros títulos sensacionais para ver.

A premiação de melhor do mundo acontece nesta segunda-feira (24), a partir das 15h30 (horário de Brasília), em Londres, e serão entregues premiações para o melhor goleiro, melhor treinador, melhor treinadora, gol mais bonito do ano, melhor torcida, seleção do ano e o melhor do mundo. E este ano a entidade deixou bem claro que o desempenho na Copa do Mundo da Rússia será fundamental na decisão dos especialistas, seria então a chance de Modric? Penso que sim!

Para quem não sabe, os votos são divididos da seguinte forma: 200 jornalistas, capitães de seleções e torcedores que votam pela Internet, todos com o peso de 25% do resultado final. O restante fica a cargo dos técnicos de cada uma das seleções.

Mesmo com todas as outras premiações, o que mais se discute é sempre o melhor do mundo, e este ano então, mais ainda! A polêmica já começou com o fato de não termos Messi entre os finalistas, e no Brasil, o fato de Neymar não estar entre os 10 melhores do mundo.

Acontece que os verdadeiros protagonistas deste premio de melhor do mundo são mesmo Luka Modric e Mohamed Salah. Os dois bagunçaram os maiores campeonatos do mundo e chamaram a atenção para si: a Champions League e Premier League. Sem falar na Copa do Mundo, que Modric carregou sua seleção nas costas, muitas vezes não tanto em campo, mas na liderança de sua equipe.

Enquanto isso, Salah quebrou recordes da Premier League, além de ter sido um dos principais jogadores a levar o Liverpool à final da Champions League. Por infelicidade – não vou discutir o caso do Sérgio Ramos – Salah não pode jogar toda a partida na final, o que com certeza contribuiu para que o Real Madrid conquistasse mais uma vez o título e assim, ajudasse também o CR7 a ficar mais próximo de ser o melhor do mundo.

Claro, não vou tirar os méritos do Ronaldo. Talvez ele merecesse estar concorrendo a melhor do mundo só por aquele belíssimo gol de bicicleta contra a Juventus. Talvez, pela sua determinação em ser o melhor, em ser o mais talentoso e essa força que passa paras os mais jovens. Além disso, ele também quebrou alguns recordes mundiais.

Ainda assim, um exemplo de que talvez ele não seja o melhor este ano é a final da própria Champions, onde ele não foi decisivo, não marcou os gols. Sem falar na temporada pelo Campeonato Espanhol, muito abaixo do que ele vinha realizando. E na Copa do Mundo, tentou contra a Espanha, onde brilhou, mas depois sucumbiu. O que não o torna menos pior, fato. Sabemos do seu potencial, sabemos o quanto é bom.

Mas sabemos ainda mais que Modric ganhou o prêmio UEFA de melhor jogador e também do melhor da Copa do Mundo. Só isso já seria um bom indício que ele pode quebrar a hegemonia da era Messi- Ronaldo. E com louvor! É o camisa 10 de mais uma era galática dos Merengues! É o motor do time, com passes primorosos, e o verdadeiro maestro, também na seleção Croata.

E a torcida para ver o egípcio Salah com o título de melhor do mundo, que corre por fora nessa “briga”, também é grande! Por tudo o que passou, pela lesão, pela sua representação – de um país, de uma cultura, pelo seu caráter. Ah, mas é futebol! Então, que seja pelo seu brilhantismo dentro de campo, pelo jogo para equipe, e não por ele só. Pelos gols marcados no campeoanto mais difícil do mundo – segundo maior artilheiro da Europa na temporada, pela quantidade de assistências, que também foi uma das maiores, o que caracteriza um jogador completo, que é decisivo e eficiente no todo. Eleito melhor jogador da Premier League.

Para mim, que seja eleito um dos dois, Mohamed Salah ou Lucas Modric! Que seja o merecimento no valor de jogar e ganhar em equipe, o que faz falta nestes últimos anos! Que não seja só os gols, mas que seja a representação de algo mais, ainda mais em ano de Copa do Mundo. Os dois representam muito bem suas equipes, seus países, seu povo. Os dois merecem, talvez não mais que Cristiano Ronaldo, ok. Mas no todo, no valor, no conjunto, penso que sim.

Mas, não sabemos o que pensam os jornalistas, capitães de seleções e técnicos, e quem tem a maior torcida. Então, neste misto de 25% de chances, que vença o melhor! De qualquer forma, apenas iniciou-se o caminho para novos grandes nomes de melhor do mundo. E seja quem for eleito, o mundo do futebol estará muito bem representado. Além disso, a era Messi – Cristiano Ronaldo jamais será esquecida, ficará para história! E que história!

Saiba quem são os finalistas em todas as categorias:

Melhor jogadora: A norueguesa Ada Hegerberg, a alemã Dzsenifer Marozsan e a brasileira Marta.

Melhor Técnico: Zinedine Zidane (Real Madrid), Didier Deschamps (Seleção Francesa) e Zlatko Dalic (Seleção Croata).

Melhor Técnico de equipes femininas: Reynald Pedros (Lyon), Asako Tanakura (Seleção Japonesa) e Sarina Wiegman (Seleção Holandesa).

Puskas: Arrascaeta (Cruzeiro), Gareth Bale (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona), Mohamed Salah (Liverpool), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Benjamin Pavard (Seleção Francesa).

Melhor Goleiro: Thibaut Courtois (Seleção Belga), Hugo Lloris (Seleção Francesa) e Kasper Schemeichel (Seleção Dinamarquesa).

Foto: Divulgação/Infoesporte