Vencer ou vencer

Por: Luisa Lopes

A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro será importantíssima para os times que brigam na parte debaixo da tabela. Vasco, Sport e Ceará tem a chance de sair da zona de rebaixamento, enquanto Chapecoense e Botafogo podem entrar ou se distanciar dela.

Nesta quinta-feira (13) o Vasco entrou na zona de rebaixamento com a vitória, de virada, da Chapecoense sobre o Atlético Paranaense, por 2×1. A partida, válida pela 20ª rodada, havia sido adiada por problemas de locomoção do time visitante. Por sua vez, o cruzmaltino ainda tem um jogo a menos e não vence há quatro rodadas, precisando ganhar do rival Flamengo para subir na tabela. O desafio é hoje (15) às 19 horas no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Sempre disputado, o clássico desse sábado ganhou um contexto ainda mais dramático: o Vasco teve seus jogadores e dirigentes ameaçados por torcedores em treinos dessa semana, enquanto o rubro-negro vem de vitória e ainda luta pela liderança do brasileirão.

Ceará e Vitória também se enfrentam hoje (15), no Castelão às 16 horas. Os times vivem momentos semelhantes, de ascensão, mas em partes diferentes da tabela. Na 19ª posição, o cenário do Vovô é o melhor dos que brigam contra o Z-4, e a sequência de resultados positivos dá esperanças ao torcedor nessa reta final do campeonato. A melhora do desempenho nas partidas, em ambos os casos, deve-se à contratação dos novos treinadores. Lisca, pelo Ceará, que não perde há três jogos e Carpegiani, pelo Vitória, há quatro, disputarão neste sábado mais que três pontos, mas uma recompensa pessoal pelo trabalho que vem sendo feito.

Desde a 19ª rodada na zona de rebaixamento, o Sport vai jogar fora de casa contra o Corinthians no domingo (16) às 19 horas. Ambos venceram somente uma vez nos últimos cinco jogos, com um aproveitamento de 26,7%, o que demonstra o grau de importância da partida para os dois. Eles estão separados por apenas seis pontos, 8 posições na tabela, e uma vitória. Principalmente para o time do Nordeste, significa um grande passo para fugir da parte debaixo da tabela.

O Botafogo joga logo cedo no domingo (16), às 11 horas, contra o América-MG no Engenhão. O time, que ainda não convenceu com Zé Ricardo no comando, corre riscos de entrar na zona do rebaixamento caso não vença. O técnico, que só conseguiu uma vitória em sete partidas disputadas no Campeonato Brasileiro, precisa vencer o inconsistente Coelho. Para isso, o Glorioso fez promoção nos valores dos ingressos e deve contar com sua casa cheia.

Por fim, a Chapecoense terá um grande desafio na segunda-feira (17): enfrentar o líder do campeonato, Internacional, às 20 horas na Arena Condá. Com apenas um ponto a mais que Vasco, Sport e Ceará, o time de Chapecó precisa repetir o que foi feito na última quinta-feira (13) contra o Atlético-PR e conquistar outra vitória. Se há um motivo para o torcedor chapecoense ficar esperançoso é o repertório do clube em casa: possui apenas uma derrota nos últimos dez jogos disputados no caldeirão verde e branco.

Foto: Globo Esporte