O poder da torcida

Você imagina o tamanho da força que você tem em relação ao seu time? Tem ideia do quanto você pode ajudá-lo? Se ainda não sabe, eu estou aqui para te contar. Nós, amantes desse esporte lindo que é o futebol, temos um papel importantíssimo quando falamos no quesito torcida. Somos um dos principais encarregados por uma vitória do nosso time, por exemplo.

Calma, também não digo que a torcida é quem vai fazer a equipe marcar gols, claro que não. Porém, quando os jogadores estão dentro de campo, é a nossa voz que eles querem e precisam escutar. E não é só em jogo decisivo não, vale para qualquer partida. Ter o estádio te apoiando com certeza transmite muito mais confiança, vontade e ajuda a dar um gás a mais na hora de disputar aquela bola difícil com o adversário.

E falo também: sua importância é ainda maior naquele momento não tão bom, sabe? A fase ruim que, infelizmente, todos os times passam em algum momento da sua história? Estamos lá, empolgados com todos os campeonatos, ganhando quase todos os títulos que disputamos, e aí a próxima temporada chega e tudo desanda! A equipe passa por desmanche nas aterrorizantes janelas de transferências, é derrota atrás de derrota e todo aquele ânimo se torna inexistente.

Sei que o único sentimento que passa pelo torcedor é o medo. Único não, pois ele também se mistura com a raiva de vez enquanto. Mas faço um pedido a você: seja forte! O seu time é um dos seus maiores amores e uma das coisas que mais te dá felicidade, mesmo em momentos de fraqueza do clube. Pense nisso, lembre que ele precisa de você.

Apoie, critique se precisar, vá aos estádios, cante, ligue o sinalizador, estenda o bandeirão, mas nunca desista. Em meio a tantas vozes que ecoam durante os jogos, a sua pode ser a que dá mais força para que eles continuem lutando. Não tem nada mais bonito no futebol do que a cena da torcida inteira batendo palmas e cantando por um só time, uma só paixão. Até parece que 40 mil pessoas ensaiaram aquele momento. Arrepia e nos faz amar ainda mais esse esporte, e eu sei que você concorda. Então por qual motivo você desistiria?

Sua equipe do coração está lá embaixo na tabela? Foi eliminada de competições importantes? Você acha que ela tem chance de disputar a Série B do ano que vem? Não desista! É aí, nesse exato momento, que eles imploram pela sua ajuda. Mostre que vocês têm força e que sairão dessa juntos, como sempre foi nos momentos de comemoração. A luta não para e a torcida também não!

Foto: Nelson Almeida/AFP