Torcida: paixão que movimenta

Por: Kenia Soares

Se tem uma coisa que movimenta um time, é a torcida. É evidente que o bom futebol e a capacidade técnica também influenciam, além do desempenho em campo, mas a energia e a força transmitida pelo grito das arquibancadas é fator marcante e motivam jogadores em busca de um melhor resultado.

Todavia, assim como em qualquer outra situação da vida, isso também tem um lado negativo. A torcida contra também influencia no aproveitamento dos jogadores. Uma pesquisa feita pela Efdportes, Revista digital sobre temas de Educação Física, Ciências da atividade física e saúde integral, feita com atletas de futsal e alguns outros segmentos, aponta que em relação à preferência da torcida, 75% dos entrevistados preferem a torcida à favor e 25% preferem competir com a torcida contra.

Levando em consideração essa informação, vale a pena fazer uma relação das torcidas mais apaixonadas do Brasil. Os dados são de uma pesquisa do SPC Brasil, na qual foi desenvolvido um questionário que mostraria o quanto o torcedor de cada time era realmente engajado. Confira o top 10:

10 – Internacional

9 – Fluminense

8 – Grêmio

7 – Cruzeiro

6 – São Paulo

5 – Santos

4 – Vasco

3 – Palmeiras

2 – Corinthians

1 – Flamengo

Lembrando que esse foi o resultado de acordo com a pesquisa baseada em diversas perguntas como “com que frequência acompanha notícias do seu time?”, “quantas vezes foi ao estádio no último mês?”, “já perdeu ou adiou algum compromisso importante por causa de futebol?”, “já viajou para acompanhar seu clube do coração?”, entre outras. O resultado surpreende. O que fica nítido é que, independente do time, a torcida tem papel fundamental no seu aproveitamento. Ainda que não seja no estádio, a paixão de cada um resulta na conquista de um todo.

Foto: Alexei Filippov/Sputnik