Caras novas e um time brasileiro afundado

Por: Paloma Stuchi

Depois de toda aquela tristeza da seleção na Copa do Mundo de 2014, e agora esse ano, pensávamos que estaríamos livres da seleção pelo menos por enquanto, mas ela voltou com tudo, sendo o assunto da semana. Muitos queriam a renovação do elenco – algo justo , pela necessidade de novos craques –, mas será que essa renovação tinha que ser feita nesse momento? Ou poderíamos esperar um pouco mais?

A convocação feita pelo técnico Tite é válida para dois amistosos, contra o El Salvador e os Estados Unidos. Os jogos coincidem com “pequenas finais” da Copa do Brasil, e também com grandes clássicos do Campeonato Brasileiro, que já entra em seu segundo turno.

Jogadores novos, como o atacante Pedro do Fluminense e o meia Paquetá, que fazem sua estreia nas convocações, são de extrema importância para os duelos enfrentados por seus times. Já que o Fluminense enfrenta um clássico contra o Botafogo em casa e o Flamengo enfrenta uma semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, que também foi desfalcado com a convocação do lateral Fágner.

Cruzeiro e Grêmio também foram atingidos. O Cruzeiro perde o seu zagueiro titular Dedé para o jogo contra o Palmeiras – que não perdeu nenhum atleta nessa leva de amistosos. Já o Grêmio enfrenta o seu maior rival, Internacional, no Beira Rio, sem a presença do atacante Everton.

A convocação para a Seleção Brasileira é o sonho de todo atleta e nós sabemos muito bem disso, mas o chamado de grandes talentos como esses poderiam ter acontecido em outro momento, já que toda essa preparação são para os jogos da Copa América, que só acontecem no dia 14 de junho do próximo ano, aqui no Brasil.

Talvez uma seleção formada por jogadores que estão atuando no futebol europeu seria mais bem-vinda no momento. Essa transição não precisa ser feita com tanta pressa, quem acaba sofrendo mais uma vez são os times brasileiros e os próprios campeonatos idealizados pela CBF. Caras novas e um time afundado. Qual a sua opinião sobre essa convocação?

Foto: Buda Mendes/Getty Images