Mundial Feminino Sub-20: um panorama inicial

Hoje iniciou o Mundial Feminino Sub-20 que acontece na França, com 16 seleções participando e com a final no dia 24 de agosto. A atual campeã é a Coreia do Norte que defenderá seu título junto de Brasil, China, Inglaterra, França, Alemanha, Gana, Haiti, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Nigéria, Paraguai, Espanha e Estados Unidos.

Os grupos A – com França, Gana, Nova Zelândia e Holanda – e B – com Brasil, Coreia do Norte, México e Inglaterra; iniciaram hoje seu caminho na competição, e o primeiro jogo do dia – e o mais esperado – foi entre México e Brasil, uma partida muito disputada, mas onde as brasileiras não tiveram muita sorte e bom início e acabaram perderam por 3×2.

O duelo México e Brasil foi movimentado e bem equilibrado com as seleções mostrando ter algumas estrelas em campo, pois em ambos os lados duas meninas marcaram duas vezes: a brasileira Kerolin e a mexicana Ovalle. Logo no inicio do jogo os gols já saíram: México abriu o placar aos quatro minutos, com Martínez, e o Brasil empatou dois minutos depois, com Kerolin. Ainda na primeira etapa, Kerolin marcou um golaço no ângulo, virando o jogo para o Brasil.

Já no segundo tempo, o México voltou com postura mais ofensiva e com melhor organização, pressionando mais na área brasileira, tanto que empatou o jogo e abriu vantagem já nos 20 minutos. Ainda assim as brasileiras não desistiram e tiveram boas chances de marcar, mas não conseguiram finalizar com efetividade – inclusive com bola na trave, além de perder um pênalti no finalzinho da partida.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quarta-feira, dia 08, às 8h30 (de Brasília), para enfrentar a Inglaterra, e com o peso de ter que vencer se quiser continuar firme na competição. Já o México, que está crescendo e desenvolvendo cada vez mais sua liga local, enfrentará a Coreia do Norte.

Na outra partida do mesmo grupo do Brasil, o grupo B, jogaram Coreia do Norte x Inglaterra, onde as inglesas ganharam com certa superioridade por 3×1. Já nos jogos do grupo A, tivemos Nova Zelandia 1 x 2 Holanda, e França 4 x 1 Gana. França e Holanda que possuem mais tradição no futebol feminino com grandes equipes em seus campeonatos locais, estão sim mais à frente.

Agora é ver como serão os resultados de amanhã dos grupos C – Estados Unidos, Japão, Paraguai e Espanha, e D – Haiti, China, Nigéria e Alemanha, para poder ter uma primeira impressão de todas as seleções nesta primeira rodada.

Foto: Damien Meyer/AFP